Alunos da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais conhecem sistemas de simulação do Exército

${the_title} - ${company_name}

Crédito: Sd Senna

Santa Maria (RS) – Em 30 de Julho de 2019, o Centro de Adestramento–Sul CA - Sul recebeu os capitães do Curso de Comunicações da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Os capitães conheceram as capacidades do Centro e percorreram as instalações das seções de simulação da Divisão de Adestramento.

A Divisão de Adestramento (DA) tem por missão planejar e conduzir a execução dos exercícios de treinamento realizados no centro. Nesse contexto, a divisão coordena o emprego dos meios de simulação viva, virtual e construtiva para a realização do adestramento das organizações militares usuárias. Por essa razão, a estrutura organizacional da Divisão de Adestramento enquadra o Simulador de Adestramento de Estados-Maior (SIMACEM), o Simulador de Adestramento de Apoio de Fogo (SIMAF) e a Seção de Simulação Tática (Seç Sml Tát).

O SIMACEM colabora com a operacionalidade da Força Terrestre empregando a simulação construtiva e auxiliando no adestramento dos Estados-Maiores de Grandes Comandos por meio do cenário digital, com simulação de operações no contexto de um exercício de posto de comando.

O SIMAF tem a finalidade de aprimorar o adestramento do apoio de fogo do Exército Brasileiro. Possui uma infraestrutura capaz de simular em um ambiente virtual os fogos indiretos, com suas respectivas trajetórias balísticas, pontos de impacto e efeito sobre os alvos, permitindo o treinamento com os materiais da artilharia de campanha e dos pelotões de morteiro pesado do Exército Brasileiro.

A Seç Sml Tát tem por atribuição planejar, coordenar e conduzir a realização de exercícios de adestramento de subunidade nas modalidades de simulação virtual e viva.

Fonte: Centro de Adestramento–Sul


Crédito: Sd Senna