1ª Companhia de Infantaria realiza Ação Cívico-Social em áreas afetadas por fortes chuvas e alagamentos

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 30 jul 2019
Crédito: 1º Ten Jaqueline

Paulo Afonso (BA) – Desde a segunda quinzena de junho, as organizações militares subordinadas e vinculadas à 6ª Região Militar (OMDS/Vinc 6ª RM) têm intensificado a rotina de apoio às populações  nas diferentes regiões dos estados da Bahia e de Sergipe, devido a consequências climáticas extremas e dificuldades de acesso a serviços básicos pela população habitante de povoados distantes da área urbana.

Em 11 de julho, a Defesa Civil informou que as fortes chuvas precipitadas na região do Rio do Peixe contribuíram para o rompimento de uma barragem no distrito de Quati, pertencente ao município de Pedro Alexandre (BA), o que acarretou a interrupção do trânsito na rodovia que faz a ligação entre os dois estados devido ao acúmulo de lama. Com isso, os pipeiros tiveram dificuldade em acessar  os municípios de Pedro Alexandre (BA) e de Coronel João Sá (BA), onde o 28º Batalhão de Caçadores (28º BC) é responsável pelo atendimento de mais de 6.500 pessoas, em cada um dos municípios, na Operação Carro-Pipa, fiscalizando a distribuição de água potável às famílias cadastradas.

Nesse contexto, a 1ª Companhia de Infantaria (1ª Cia Inf), localizada do outro lado da área inundada, visando amenizar os transtornos de quem deixou suas casas e perdeu, suas fontes de suprimento, enviou militares com mantimentos para uma Ação Cívico-Social (ACISO) no dia 15 de junho, com a finalidade de abastecer uma parte da população afetada até a normalização das atividades previstas.

Essa ACISO levou para a população os serviços de orientação jurídica, atendimento médico, odontológico, corte de cabelo para os homens, salão de beleza para as mulheres, palestras de orientação para os concursos da Escola de Sargentos das Armas (ESA) e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (ESPCEx), emissão de documentos de identidade e certidão de nascimento, equoterapia e diversas atividades lúdicas para as crianças.

O evento foi realizado na Escola Municipal 15 de Novembro e contou com a participação de cerca de 600 pessoas e também foram distribuídos lanches para todos os envolvidos nas atividades. A população conheceu um pouco mais sobre o trabalho realizado pelo Exército Brasileiro, que já atua na região na fiscalização da Operação Carro-Pipa. No final do evento, 190 famílias foram presenteadas com cestas básicas.

 

Fonte: 6ª RM


Crédito: 1º Ten Jaqueline