Encerramento da Operação Vale do Acre reúne professores e alunos do Projeto Rondon em Rio Branco (AC)

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 23 jul 2019
Crédito: Sd Torres e Sd P. Lima

Rio Branco (AC) – No dia 20 de julho, na Universidade Federal do Acre (UFAC), foi celebrada a cerimônia de encerramento da Operação Vale do Acre, que faz parte do Projeto Rondon. O projeto é um programa do governo federal, executado por meio do Ministério da Defesa (MD), que tem como objetivo apresentar aos universitários uma realidade brasileira distante daquela em que vivem nos grandes centros urbanos.

Nessa operação, 251 professores e alunos universitários de 12 instituições de ensino de todo Brasil, com a colaboração da Marinha e do Exército Brasileiro, por meio do Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva, visitaram 12 municípios, durante 17 dias, a fim de apoiar a população daquelas localidades em diversas áreas, como saúde, direito e contabilidade, entre outras.

A atividade teve por objetivo capacitar agentes multiplicadores para o desenvolvimento de atividades que valorizem o cidadão e promovam o intercâmbio de informações, tanto na cultura local, como na educação, na saúde, na comunicação, no meio ambiente, na tecnologia e nos direitos humanos e  na justiça por meio de atividades e contato direto com jovens, crianças, adultos e idosos executando oficinas diárias.

No encerramento da operação, os rondonistas puderam apreciar uma exposição de materiais regionais, como bijuterias, artigos de decoração e doces, todos feitos exclusivamente com matéria prima local.  A Operação Vale do Acre demonstra que, quando o trabalho une os conhecimentos acadêmico e  profissional, isso pode estimular a transformação social.

 

Fonte: Cmdo Fron Ac 4º BIS