Prevenção ao suicídio é tema para o Exército

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 jul 2019
Crédito: Sd Rayberg

Boa Vista (RR) – No dia 12 de julho, oficiais e praças do Quartel-General da 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) assistiram a uma palestra sobre prevenção ao suicídio, ministrada pelo Capelão Militar, 2º Tenente Otávio.

No Estado de Roraima, os elevados índices de suicídio vem sendo pauta nos debates públicos com vistas a apontar as possíveis causas que levam ao suicídio e apresentar sugestões que fortaleçam a rede de prevenção e de combate. Em audiência pública na Assembleia Legislativa de Roraima, a prefeita do município Caracaraí, Socorro Guerra, falou sobre os altos índices de suicídio no seu município, e denunciou os indícios de uma rede de incentivo ao suicídio pelo  aplicativo Whats App, composta por 60 jovens. Segundo ela, duas integrantes já cometeram suicídio.

Roraima é um dos cinco estados brasileiros com maior índice de suicídio, no período de 2010 a 2015, foram registrados 161 suicídios e 431 tentativas e segundo estudos, cerca de 90% dos suicídios são evitáveis, portanto a prevenção é possível.

A atividade faz parte do Programa de Valorização da Vida (PVV) no âmbito do Comando do Exército e teve por finalidades esclarecer e sensibilizar o público-alvo de que o suicídio é um problema de saúde pública, aprofundar o conhecimento do militares sobre o assunto, estabelecer ações preventivas e protetivas, bem como criar um canal de comunicação de confiança, a fim de evitar que uma pessoa se proponha a tirar sua própria vida de forma voluntária.

Fonte: 1ª Brigada de Infantaria de Selva


Crédito: Sd Rayberg