Exército Brasileiro apresenta o "EB Conhecer" em eventos das Ciências das Informações na Espanha

${the_title} - ${company_name}

Crédito: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército

Barcelona (Espanha) – Na semana de 8 a 12 de julho, na Cidade de Barcelona, no Reino da Espanha, o Coronel Isaías de Oliveira Filho, do Comando de Operações Terrestres, e o Coronel R1 Juliano Bruno de Almeida Cardoso, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), Gerente do Projeto Portfólio de Apoio à Gestão do Conhecimento – "EB Conhecer", participaram de eventos das Ciências da Informação e apresentaram o o tema “Portfólio de Apoio a Gestão do Conhecimento do Exército Brasileiro: acesso à informação baseada em interoperabilidade de plataformas digitais”.

O "EB Conhecer" é um conjunto de plataformas digitais, livres e colaborativas, que abriga as bases de dados referentes à gestão de informação no Exército Brasileiro. O Portfólio agrega as produções intelectuais, as publicações de periódicos, os produtos de eventos temáticos de interesse da Força Terrestre, o patrimônio histórico e cultural e os conceitos doutrinários, visando armazenar, organizar, gerenciar, preservar, recuperar e difundir acervo em formato digital produzidos no âmbito do Exército e passíveis de integração com o meio civil acadêmico.

As atividades ocorreram simultaneamente, na Universidade de Barcelona, e foram as seguintes: o IX Encontro Iberoamericano de Ciência da Informação (IX EDICIC); a III Jornada de Ciência da Informação – Universidade Complutense de Madrid (III JECCDOC); e o 14º International Science for Knowledge Organization (14º ISKO). A exposição sobre o EB Conhecer tornou público para o meio acadêmico internacional a gama de recursos integrados, empregados pelo Exército para gestão do conhecimento nas suas diversas formas de apresentação (texto, imagem, vídeo e som).

A comitiva de oficiais do Exército Brasileiro, compareceu, também, ao Ministério da Defesa da Espanha, na cidade de Madri, para participar de reunião com a Sra Margarita García Moreno, Subdirectora General de Publicaciones y Patrimonio Cultural, responsável pelas atividades culturais do Ministério Espanhol.

O encontro teve como objetivos conhecer o indexador das Bibliotecas da Rede Ibero-americana de Defesa, que reúne a Unidade de Publicação de Revistas do Chile, o Repositório de Defesa da Argentina, o Repositório das Escolas Militares Espanholas, o Repositório de Defesa de Portugal e a Biblioteca Digital do Exército Brasileiro. Na ocasião, foi feita uma apresentação do EB Conhecer para a Sra Margarita e outros integrantes daquele Ministério.

A participação de militares do Exército Brasileiro em eventos no exterior e a apresentação do Portfólio de Apoio à gestão do Conhecimento - "EB Conhecer", como uma nova ferramenta à disposição dos integrantes da Força Terrestre e do público de maneira geral, tem por finalidade criar laços de comunicação entre o Exército e meio acadêmico internacional e dessa forma projetar o nome da Instituição e o do Brasil.


 

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército


Crédito: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército