Parceria entre o Conseil International du Sport Militaire e a International Olympic Academy

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 16 jul 2019
Crédito: Aditância Militar do Exército na França e Bélgica

Olímpia Grécia – de  9 a 11 de julho, na mítica cidade-berço dos Jogos Olímpicos, foi realizada reunião entre a International Olympic Academy (IOA), órgão do Comitê Olímpico Internacional (COI), e a Academia do Conseil International du Sport Militaire (ACISM), centro de estudos científicos e pedagógicos do CISM.

Na oportunidade, foram identificados vários pontos de interesse mútuo entre as instituições, no que tange ao fomento da Educação e da Pesquisa, em áreas como Olimpismo e Esporte & Paz, dentre outras. As ações de parceria visariam a um amplo público-alvo de intelectuais, cientistas, atletas, administradores esportivos, educadores e estudantes, militares e civis, num espírito de amizade e cooperação, indo ao encontro do lema do CISM – “Amizade através do Esporte”!

Desta forma, foram lançadas as bases para a futura assinatura do Protocolo de Entendimento Acadêmico entre as partes, a partir do qual o CISM poderá expandir as potencialidades da IOA para as delegações de suas 140 nações-membro, bem como para a futura organização do CISM International Symposium, no local onde repousa o coração do Barão Pierre de Coubertin, idealizador dos Jogos Olímpicos da era moderna.

A ACISM foi representada pelo Cel Luiz Fernando Medeiros Nóbrega, Diretor de Esportes do CISM, e pelo Ten Cel Rafael Soares Pinheiro da Cunha, Gerente da ACISM, que foram recebidos pelo Sr Isidoros Kouvelos, Presidente da IOA, pelo Sr Dionyssis Gangas, assistente pessoal, e pelo Sr Emmanuel Kolympadis, Secretário-geral do Comitê Olímpico Grego. Também estiveram presentes na atividade, o Chefe da Delegação Grega para o CISM, o capitão de mar e guerra Spyridon Andriopoulos e sua assitente, a sargento Sofia Andriopoulos.

A atividade e seus desdobramentos representam significativo passo na formação de uma plataforma de colaborativa global na área científica do esporte olímpico e militar, bem como endossam a preparação e a capacidade do oficial brasileiro “calção-preto” na condução de grandes eventos e na gestão avançada da ciência, do desporto e do treinamento militar.

Fonte: Aditância Militar do Exército na França e Bélgica