Alunos do Ensino Fundamental vivenciam a educação aliada ao esporte em Corrida de Orientação

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 15 jul 2019
Crédito: 1º Ten AMES

Santa Rosa (RS) – O 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado - “Regimento San Martín” recebeu, no dia 11 de julho, a visita de alunos do Ensino Fundamental da Fundação Educacional Machado de Assis para uma aula diferente de Geografia. Na oportunidade, o S Ten Steffler, ex-integrante da Equipe de Orientação do Exército, ministrou uma parte teórica de fundamentos de topografia e pontos cardeais. Em seguida, os alunos tiveram a oportunidade de realização em grupo de uma pista de orientação no interior do Regimento.   

O mapa de orientação é uma carta topográfica detalhada, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem. Na partida, cada grupo praticante recebeu um mapa onde estavam marcados pequenos círculos que correspondem aos pontos destinos,  materializados no terreno por “prismas” (quadrados de 30 cm de lado em tecido, metade na cor laranja e metade na cor branca). Cabe a cada equipe se organizar e percorrer o percurso no menor tempo possível.

O esporte nasceu nos países nórdicos, por volta do ano 1850, e é muito praticado em países da Europa. Os militares trouxeram o esporte para o Brasil na década de 70 e, em janeiro de 1999, foi fundada a Confederação Brasileira de Orientação (CBO). A atividade de corrida de orientação em grupo permite desenvolver aspectos de trabalho em equipe, organização, persistência e visão espacial, bem como condicionamento aeróbico. Além disso, como a corrida de Orientação foi enquadrada na aula de Geografia, os alunos conseguiram entender de forma prática e descontraída os conceitos de sala de aula e, com certeza, irão lembrar desse dia no Regimento.

Fonte: 19º R C Mec


Crédito: 1º Ten AMES