Formatura marca a transformação do 1° Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) em Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola)

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 jul 2019
Crédito: Cb Francilaine

Rio de Janeiro (RJ) –  No dia 9 de julho foi realizada uma formatura para marcar a transformação do 1° Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola) - "Regimento Sampaio", em Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola), o 1º BI Mec (Es). Com a mudança, o Batalhão tornou-se a primeira unidade de Infantaria Mecanizada do Comando Militar do Leste (CML).

O evento teve a inauguração da nova fachada do Batalhão e da placa comemorativa à data festiva. Para simbolizar a alteração, foi entregue a boina preta, símbolo das tropas mecanizadas, ao Adjunto de Comando do Batalhão, o Subtenente Alves, praça mais antiga da unidade.

O 1º BI Mec, uma das mais tradicionais unidades da Força Terrestre, possui um grande legado histórico, angariado ao longo de 178 anos. Em sua História, destacam-se as participações heroicas na Guerra da Tríplice Aliança, na Revolta Paulista e na Revolução Constitucionalista. Em 1944, aquela organização militar contribuiu com 3.432 militares para compor a FEB durante a Segunda Guerra Mundial.

Estiveram presentes à formatura o Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio Cesar de Arruda; o Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Fernando José Sant’Ana Soares e Silva; o Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão William Georges Fellipe Abrahão; o Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, General de Brigada Marcos de Sá Affonso da Costa; o Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro; o Comandante do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Otávio Rodrigues de Miranda Filho; o Chefe da Diretoria de Fabricação, General de Brigada Tales Eduardo Areco Villela; o Comandante do 1º BI Mec (Es), Tenente-Coronel de Infantaria Rodrigo Tramontini Fernandes; e demais comandantes de organizações militares da Guarnição do Rio de Janeiro. Também abrilhantaram o evento os Tenentes Juventino e Candido, ex-combatentes que integraram o Regimento Sampaio na Força Expedicionária Brasileira (FEB).

 

Fonte: CML


Fonte:CML