Cerimônia marca Abertura do Campeonato de Basquetebol do Exército 2019

${the_title} - ${company_name}

Crédito: Sec Com Soc CCFEx

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 8 a 14 de julho, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), por intermédio do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx), realizou o Campeonato de Basquetebol do Exército 2019, na Urca.

A organização da competição ficou a cargo da Comissão de Desportos do Exército (CDE), e contou com a participação de oito Comandos Militares de Área, que disputaram o troféu de campeão masculino, sendo esperado cerca de 180 militares oriundos de seus respectivos Comandos.

 

A cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura ocorreu no dia 8 de julho, nas instalações da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), sendo presidida pelo Comandante Militar do Leste General de Exército,  Julio Cesar de Arruda, acompanhado pelo Chefe do CCFEx e Presidente da Comissão de Desportos do Exército (CDE), anfitrião do evento, General de Brigada André Luiz Ribeiro Campos Allão, além outras autoridades civis e militares e de uma representação de integrantes dos Comandos Militares que participaram do Campeonato.

Durante o evento foram homenageados os integrantes da equipe de basquetebol militar do Brasil, pela conquista inédita do primeiro lugar nos 5º Jogos Mundiais Militares, com a entrega de um discóbolo aos antigos militares, agora na reserva: Sargentos Wagner, Fernando Coloneze, Frederico, que deixaram seus nomes na história do Desporto Militar.

Em seguida, foi prestada uma homenagem ao Coronel Jamil Gedeão e ao Cel Samuel Horn Pureza, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao desporto do Exército Brasileiro ao longo da História. Na ocasião, o filho do Cel Samuel, Cadete Victor Pureza, da Polícia Militar do Distrito Federal, recebeu uma placa em homenagem a memória do seu pai, por ter impulsionado e fomentado a modalidade nas Forças Armadas. 

O Chefe do CCFEx, Gen Allão,  fez uso da palavra quando parabenizou os atletas, os homenageados e aqueles que trabalharam em prol do esporte no Exército, e salientou que: “O esporte imita o combate! Esta premissa é um dos pilares que justificam o fomento do desporto no meio militar.” 

O Comandante Militar do Leste, Gen Arruda, mais alta autoridade presente, fez uso da palavra saudando o Cel Gedeão e o filho do Cel Samuel, que deu nome ao Campeonato, salientando que o homenageado foi um grande amigo e desportista. Em seguida realizou a abertura oficial do Campeonato.

 

Emoção e reconhecimento marcam a homenagem

O Coronel Jamil Gedeão o Cel Samuel Horn Pureza foram ícones do desporto nacional e suas contribuições em particular para o desenvolvimento do basquetebol de alto nível, marcaram indelevelmente as novas gerações de militares que representam a elite do basquetebol das Forças Armadas.

Cel Jamil Gedeão, foi jogador da seleção brasileira de basquete, conquistou o sexto lugar nos Jogos Olímpicos de Melbourne, na Austrália, em 1956. Integrou o time brasileiro nos anos de 1953, 1954 e 1955, e também conquistou os títulos de vice-campeão mundial em 1954 no Rio de Janeiro e vice-campeão sul-americano em 1953 e 1955. O coronel Gedeão marcou 148 pontos em 25 jogos pela seleção brasileira em competições oficiais e ainda acumulou o título de campeão no sul-americano individual de lances-livres, na Colômbia.

Cel Samuel Horn Pureza iniciou sua jornada no basquete no Clube Português do Recife no ano de 1969. Na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), integrou a equipe de basquete da AMAN de 1978 a 1982; na Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), integrou a equipe de basquete militar do Brasil que participou do Campeonato Mundial Militar de Basquetebol em Paramaribo/Suriname no ano 1984. Fez parte da equipe Vice-campeã carioca de basquete adulto em 1986, pelo Botafogo de Futebol e Regatas – RJ. Na CDE, participou como atleta da equipe de basquete do Exército em cinco edições de Campeonato de Basquetebol das Forças Armadas (1984, 1991, 1996, 1997 e 2001) tendo se sagrado campeão nas quatro últimas oportunidades. No Clube do Exército de Brasília (CExB), foi bicampeão de Brasília nos anos de 1993 e 1994. Em 2015, recebeu Prêmio Mérito Desportivo do Exército como o melhor Agente Desportivo entre os Comandos Militares de Área.

Fonte: CCFEx


Crédito: Sec Com Soc CCFEx