Aumentou a capacidade de cirurgias por videolaparoscopia no hospital militar de Florianópolis

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 09 jul 2019
Crédito: HGuFl

Florianópolis (SC) – A 5ª Região Militar (5ª RM) adquiriu novos equipamentos para atender o Centro Cirúrgico Irmã Thomázia, do Hospital de Guarnição de Florianópolis (HGuFl), graças aos Investimentos constantes do Exército na gestão da saúde assistencial

 

Com o incremento no centro cirúrgico foi possível reestabelecer a capacidade de cirurgias por videolaparoscopia, assegurando o suporte para a realização de procedimentos como herniorrafias (reparo de hérnia), colecistectomia (retirada da vesícula), apendicectomia (retirada do apêndice), ressecção transuretral de próstata e bexiga (RTU), além de exames como videonasofibroscopia, que consegue mostrar ao médico toda cavidade nasal, rinofaringe e laringe.

 

A cirurgia por vídeo é realizada por auxílio de uma endocâmera e mostra ao médico- cirurgião em tempo real toda a cavidade a ser operada. “Por ser uma técnica minimamente invasiva, propõe uma recuperação mais rápida ao paciente e por ser realizada através de pequenas incisões na pele, diferente de uma cirurgia aberta, produz uma menor cicatriz”, comenta o Coronel Sérgio Luis Hammes, Diretor do HGuFl.

 

O Centro Cirúrgico do HGuFl realiza, em média, oito cirurgias videolaparoscópica por mês, além dos exames realizados através da torre de vídeo. A previsão é que até o final do mês de julho a lista de espera de pacientes de cirurgias eletivas seja zerada.

Fonte: 5ª Região Militar


Crédito: HGuFl