Treinamento específico de auxiliar de precursor

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 05 jul 2019

Rio de Janeiro (RJ) – no dia 28 de junho, realizada a aula inaugural do 19/1 treinamento específico de auxiliar de precursor (TEAP) no auditório do Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil (CI Pqdt GPB).

O evento foi presidido pelo General de Brigada Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), e teve a presença de comandantes de organizações militares da Bda Inf Pqdt, de veteranos precursores e auxiliares de precursor de todos os tempos e por ex-integrantes da Companhia de Precursores Pára-quedista (Cia Prec Pqdt), além de outros convidados.

O TEAP é um programa de treinamento anual realizado a cargo da GU Pqdt, por intermédio da Cia Prec Pqdt, com duração de 15 semanas de instrução, divididas em 03 fases distintas e bem definidas: Seleção Complementar; Nivelamento Técnico-Operacional e Operações de Precursores. O TEAP tem por finalidade especializar cabos e soldados oriundos das OM da Bda Inf Pqdt, do COpEsp e das demais Forças Singulares ao desempenho dos cargos e funções específicas de Auxiliar de Precursor.

O TEAP é um dos instrumentos de capacitação das forças de operações especiais das Forças Armadas Brasileiras, no nível dos cabos e soldados. A grade curricular do curso abrange as seguintes disciplinas: aprestamento e apronto operacional; topografia; orientação em campanha; higiene, profilaxia e primeiros socorros; comunicações básicas; comunicações avançadas; infiltração e exfiltração; patrulhas; ações diretas; orientação em campanha; armamento, munição e tiro; operação de zona de lançamento; operação de zona de pouso de aviões; operação de zona de pouso de helicópteros; inteligência, reconhecimento, vigilância, e aquisição de alvos (IRVA); meteorologia; operação de garantia da lei e da ordem; natação utilitária; treinamento físico militar e lutas.

No corrente ano, o TEAP iniciou suas atividades com um total de 40 alunos, sendo 32 da Bda Inf Pqdt; 04 do COpEsp e 04 militares da Marinha do Brasil (Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais - Btl Tonelero).

 

Fonte: Companhia de Precursores Pára-quedista