comemorações do 2 de julho na Bahia

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 03 jul 2019
Crédito: Fotos: Sgt A.Santana, Sd Felipe Silva 6ª RM.

Salvador (BA) – De 30 de junho a 2 de julho, no trajeto entre os municípios de Cahoeira e Salvador, a 6ª Região Militar (6ª RM) - Região Marechal Cantuária participou, junto com os baianos, das comemorações das batalhas que marcaram a luta pela Independência do Brasil, na Bahia, em 1823.

No dia 30 de junho, atiradores do Tiro de Guerra da Cidade de Cachoeira (TG 06-002) reverenciaram os heróis da independência com a condução do Fogo Simbólico da cidade histórica de Cachoeira (BA) até Saubara (BA).

Após a chegada do Fogo Simbólico em Salvador no dia 1º de julho, a Pira do Panteão do General Labatut, localizada no bairro de Pirajá, foi acesa, e militares da Companhia de Comando da 6ª Região Militar (Cia C/6ª RM) formaram a Guarda da Pira com o Fogo Simbólico.

Na manhã do dia 2 de julho, as comemorações começaram com a participação de representações de tropas da Região Marechal Cantuária, no festejo popular, no Largo da Lapinha, onde foram depositadas corbelhas de flores no monumento em homenagem ao General Labatut.

À tarde, os alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) conduziram o Fogo Simbólico do bairro de Pirajá ao bairro do Campo Grande.  E, ao final do dia, durante a cerimônia cívica na Praça Dois de Julho, no Campo Grande, o Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Marcos André da Silva Alvim, juntamente com as demais autoridades militares e civis presentes, depositou flores no monumento aos Heróis da Independência.

O dia 2 de julho tem um significado importante para o povo baiano por se comemorar, oficialmente, o vitorioso desfecho das lutas pela independência do Brasil, na Bahia, ocorridas entre os anos de 1821 e 1823. Motivados pelo clima de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, diversos movimentos em busca da independência obtiveram força no Brasil, sobretudo, no Recôncavo Baiano.

Fonte: 6ª RM


Crédito: Fotos: Sgt A.Santana, Sd Felipe Silva 6ª RM.