Comissão brasileira organiza o Simposio Internacional do Conseil International du Sport Militaire

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 17 jun 2019

Quito (Equador) – entre 3 e 8 de junho, na metade do mundo, foi realizado o Simpósio Internacional do Conseil International du Sport Militaire (CISM) – “CISM aos 70: História e Ciência do Esporte trabalhando em conjunto com a Academia”, tradicional evento institucional, com mais de trinta edições, organizado desde 1962.

A Delegação Equatoriana do CISM foi a anfitriã do relançamento do relevante fórum de discussão do esporte militar, treinamento físico, saúde e operacionalidade. A atividade foi dividida em cinco sessões temáticas e outras duas especiais, compostas de apresentações orais, bem como de sessão de pôsteres. Participaram mais de duzentos pesquisadores, treinadores, estudantes e atletas, militares e civis, de 18 nações-membro, dos quatro continentes em que o CISM se faz presente. As cerimônias contaram com a presença do Ministro da Defesa Equatoriano, General Oswaldo Jarrín Román, do Chefe do Estado-Maior Conjunto da Forças Armadas, General de Divisão Roque Moreira Cedeño, do Chefe da Delegação Equatoriana para o CISM, General de Brigada Luis Zaldumbide López, dos comandantes da Forças e de demais autoridades civis e militares do país sede.

Foram amplamente discutidos assuntos de interesses geral, tais como: o CISM, as Forças Armadas e as instituições civis como promotores do esporte e da ciência; a aptidão física e o desempenho nos esportes militares; a aptidão militar psicofisiológica e a prontidão operacional; a ciência implementando a performance em esportes militares; e a administração e as parcerias dentro do campo esportivo militar.

O Simpósio representou ainda uma excelente janela de oportunidade para a ampliação da rede de cooperação do CISM, uma vez que foi firmada a Carta de Intenções para o futuro Protocolo de Entendimento Acadêmico entre o CISM e a ESPE (Universidad de las Fuerzas Armadas), como também discutida a possibilidade de integração do Simpósio do CISM com o Congresso Internacional de Desempenho Físico de Soldados (International Congress on Soldiers’ Physical Performance - ICSPP).

Ainda, pela primeira vez, o CISM concedeu o prêmio Commandant Raoul Mollet ACISM Sport Science Award, da Academia do CISM e da Ciência do Esporte, como reconhecimento ao melhor trabalho científico apresentado em área de interesse do CISM.

A Comissão brasileira junto ao CISM fez-se presente por meio do Coronel Luiz Fernando Medeiros Nóbrega, Diretor de Esportes do CISM, do Tenente-coronel Rafael Soares Pinheiro da Cunha, Gerente dos Comitês Esportivos e da Academia do CISM, do Tenente-coronel Edson Aita, Gerente de Protocolo e Eventos do CISM e do Capitão de Fragata (T) Osvaldo Pinheiro, Gerente da Ciência do Esporte do CISM.

A atividade e seus desdobramentos representam significativo passo na formação de uma plataforma de colaborativa global na área científica do esporte militar, bem como endossam a preparação e a capacidade do oficial brasileiro “calção-preto” na condução de grandes eventos e na gestão avançada da ciência, do desporto e do treinamento militar.

 

Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas em: http://symposiumecuador2019.com/ e http://www.milsport.one/cism-academy/international-symposium/2019-quito-ecuador.

Fonte: Aditância do Exército no Equador