Integrante do 1º Btl DQBRN realiza curso de capacitação gerenciado pela Organização para Proibição de Armas Químicas no Brasil

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 12 jun 2019

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 3 a 7 de junho, integrantes do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) participou do Exercício Regional em Assistência e Proteção para Estados Partes da América Latina e Caribe (EXBRALC 2019), que teve por objetivo qualificar os participantes na resposta e gestão de emergências com produtos químicos.

O curso faz parte do ciclo de treinamento da Organização de Proibição de Armas Químicas (OPAQ), sendo coordenado pelo Ministério da Defesa, Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e Ministério das Relações Exteriores.

O EXBRALC 2019 contou com a participação de especialistas civis e militares da Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Espanha, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Peru, Portugal e Reino Unido. Durante a atividade foram ministradas instruções de proteção, detecção, identificação e comando e controle de incidentes com agentes químicos.

Os conhecimentos adquiridos e o intercâmbio de informações e experiências trocadas com especialistas de diversos órgãos e diferentes nacionalidades servirão para o aprimoramento do preparo e do emprego do 1º Btl DQBRN para incidentes desta natureza.

Fonte: 1º Btl DQBRN