Visita de Inspeção do comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 12 jun 2019

Francisco Beltrão (PR) – No dia 4 de junho, o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esqd C Mec) recebeu a visita do General de Brigada Roberth Alexandre Eickhoff, comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, Cascavel (PR) e de sua comitiva, incluindo o Coronel R/1 Schroeder, um dos fundadores do Projeto Guarani.

Ao início da visita, foi realizada uma formatura, tendo como objetivo realizar a inspeção do período de Instrução Individual Básica da tropa pelo Estado-Maior da Brigada “Guarani”, na qual foram inspecionados a manutenção e conhecimento geral do armamento, a apresentação individual de fardamento, corte de cabelo e de barba do efetivo do Esquadrão, evidenciando o adestramento da tropa, os valores de disciplina, rusticidade e espírito de corpo, essenciais para a formação do caráter de um excelente militar, tendo como foco o novo efetivo de recrutas incorporados no corrente ano.

Logo após, foi realizado o treinamento físico militar (TFM), com a finalidade de inspecionar a coordenação motora e o condicionamento físico da tropa. Foi realizado o aquecimento dinâmico, logo após uma corrida de 3 km, novamente evidenciando a vibração da tropa e os valores supracitados anteriormente. Na oportunidade, foram inspecionadas todas as viaturas administrativas, operacionais blindadas e não-blindadas do 16º Esqd C Mec, tendo como foco as Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) Médias Sobre Rodas (MSR) Guarani 6X6, inspecionadas pelo Coronel R/1 Schroeder e sua comitiva, analisando os aspectos de manutenção, estado da viatura/armamento de dotação e do correto funcionamento do equipamento de comunicações. Também foram verificados os seguintes aspectos na inspeção: Administração da organização militar, Almoxarifado, Aprovisionamento Material Classe I (Mat Cl I), Reserva de Material de Campanha (Mat Cl II e VI), Posto de Abastecimento, Lavagem e Lubrificação (PALL) (Mat Cl III), Paiol de Munição, Armamento, Comunicações, Saúde, Viaturas e Gestão Ambiental.

A inspeção teve por finalidade verificar o nível de manutenção e controle dos diversos materiais de emprego militar sob responsabilidade do 16º Esqd C Mec, bem como avaliar o nível de conhecimento dos quadros da unidade sobre o emprego desses materiais.

Na ocasião, ficou evidenciado o comprometimento do Esquadrão em bem manter as condições de emprego e da operacionalidade dos seus produtos de defesa, o zelo com suas áreas de responsabilidade e o alto nível de desempenho de seu efetivo.

Fonte: 16º Esqd C Mec