Encerram-se ações da Operação Ágata/Fronteira Sul 2019, que visou à redução de crimes na faixa de fronteira


Santa Rosa (RS) – A Operação Ágata / Fronteira Sul 2º Trimestre teve como objetivo conduzir operações militares repressivas, na faixa de fronteira, entre os municípios de Alecrim (RS) e Iraí (RS), durante os dias 3 e 7 de junho, em coordenação com os órgãos de segurança pública (federais, estaduais e municipais), bem como outros órgãos civis. A finalidade foi contribuir para a redução de crimes transnacionais e ambientais na faixa de fronteira, intensificando a presença do Estado na região.

O 19° Regimento de Cavalaria Mecanizado (19º RC Mec), durante a operação, estabeleceu 30 barreiras em rodovias estaduais e federais na região noroeste do Rio Grande do Sul, com o apoio dos órgãos de segurança pública. O efetivo de militares do Exército empregado nas ações repressivas foi de 116 militares, compondo três Pelotões, incluindo o 1º Pelotão de Polícia do Exército de Santiago (RS) e um posto de comando tático instalado em Frederico Westphalen (RS).

Durante as ações, foram interceptados aproximadamente 18 kg de maconha e procedida a uma prisão, além da retenção de mercadorias (peças do vestuário) sem nota fiscal, que resultou na aplicação de uma multa no valor de 10 mil reais pela Receita Estadual. Nas abordagens, foram identificados elementos com passagem pela polícia, que servirão de subsídio a futuras investigações da polícia local, bem como identificados veículos com problemas de documentação, que ficaram detidos pelos órgãos de segurança pública. Ao todo foram vistoriados 418 veículos leves, 64 caminhões, 26 motos e 33 ônibus e vans, sendo que foram apreendidos uma moto e dois veículos leves.

Encerrando a Operação Ágata, foi realizada uma ação cívico-social (ACISO) entre os dias 5 e 7 de junho, tendo iniciado com a pintura e a limpeza da faixada do Hospital Municipal de Iraí. No dia 7, na praça central da cidade de Iraí (RS), foi realizado um grande evento que proporcionou à população atendimento médico e educação odontológica, vacinação, pista de cordas, passeio a cavalo, brinquedos infláveis (em parceria com o SESC de Santa Rosa/RS), demonstração com cães, passeio de blindado e exposição.

A ACISO desenvolvida pelo 19º RC Mec atendeu a aproximadamente 1.000 pessoas de Iraí e região. O encerramento ocorreu com a formatura da tropa e o desfile militar, com a presença de autoridades de Iraí e de Frederico Westphalen.

Fonte: 19º RC Mec