1º Grupamento de Engenharia sediou a I Reunião de Meio Ambiente

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 05 jun 2019

Recife (PE) –O Comando do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) promoveu, nos dias 28 e 29 de maio de 2019, a I Reunião de Meio Ambiente, ocorrida com os responsáveis técnicos pela gestão ambiental no âmbito do Comando Militar do Nordeste (CMNE).

O evento foi direcionado aos militares com formação técnica na área de Engenharia Ambiental, Engenharia de Segurança do Trabalho e Biologia, oriundos das organizações militares diretamente subordinadas ao 1º Gpt E, assim como das Seções de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente das 6ª, 7ª e 10ª Regiões Militares, de Salvador (BA), Recife (PE) e Fortaleza (CE) respectivamente. O evento contou, ainda, com a participação de militares que exercem a função de Fiscal Administrativo e de Oficial de Controle Ambiental nas organizações militares das guarnições de João Pessoa e Bayeux (PB).

O objetivo principal foi nivelar os conhecimentos técnico-ambientais e jurídicos e estabelecer procedimentos sobre o Sistema de Gestão Ambiental do Exército (SIGAEB) entre os militares especializados, responsáveis pelo assessoramento técnico nas questões ambientais no CMNE. Para os militares sem formação técnica na área de meio ambiente, a reunião teve a finalidade de apresentar os principais instrumentos de gestão e controle ambiental existentes no Exército Brasileiro.

Entraram em pauta: Gestão Ambiental e Acompanhamento de Obras Militares e Obras de Cooperação; Diretrizes do SIGAEB; Aspectos Jurídicos Ambientais para Organizações Militares; Sistema de Gestão do Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente (SIGPIMA); Conformidade Ambiental e Licenciamento Ambiental. Na ocasião, os militares participantes tiveram, também, a oportunidade de apresentar as principais ações ambientais desenvolvidas em sua área de atuação, de expor aprendizados no exercício da função e de dirimir dúvidas.

No último dia de evento, todos realizaram uma atividade prática no interior do Hospital de Guarnição de João Pessoa e do 1º Gpt E, fazendo um checklist ambiental do Programa de Conformidade Ambiental do Exército Brasileiro, estabelecido pela Portaria nº 055-DEC, de 31 de agosto de 2018, que busca mensurar o nível de eficiência/qualidade ambiental das organizações militares da Força Terrestre.

Como resultado final, os militares foram capacitados, ao longo da reunião, para difundir os conhecimentos e práticas adquiridas no âmbito de suas respectivas Regiões Militares.

Fonte: CMNE