I Campanha de Higiene das Mãos

${the_title} - ${company_name}

Crédito: 1º Ten QAO Kildare

Recife (PE) – Na semana de 6 a 10 de maio, ocorreu, no Hospital Militar de Área de Recife (HMAR), a I Campanha de Higiene das Mãos. A higienização das mãos é reconhecida, mundialmente, como uma medida primária, mas muito importante no controle das infecções relacionadas à assistência à saúde.

Foram realizadas diversas atividades, em vários setores do hospital, com intuito de estimular à prática de higienização das mãos pelos profissionais do hospital. Dentre as atividades, foi realizado um exercício prático, usando a “caixa da verdade”, uma caixa com luz negra dentro e com abertura lateral para colocar as mãos e, na parte superior, para observação.

Durante a atividade, os participantes foram orientados a realizar a higienização das mãos, como normalmente fazem, com uma solução de álcool em gel e Luminol (produto que quando exposto à luz negra, ilumina as áreas atingidas). Com a prática, foi possível perceber as falhas na higienização das mãos, pois as regiões não iluminadas representam as não higienizadas. O exercício mostrou claramente que a adequada higienização das mãos é um ato importantíssimo para a segurança do paciente.

Fonte: HMAR


Crédito: 1º Ten QAO Kildare