Hospital Militar de Área de Brasília participa da Exposição do Dia do Exército e leva mais saúde ao público

${the_title} - ${company_name}

Crédito: Ten Camilla

Brasília (DF) – No período de 12 a 17 de abril, o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) participou da Exposição alusiva ao Dia do Exército (ExpoEx) na Praça dos Cristais, no Setor Militar Urbano, Brasília (DF). A atividade fez parte da Semana do Exército, evento organizado para celebrar a passagem do Dia do Exército, 19 de abril.

O HMAB esteve presente com um estande na exposição. Uma equipe de enfermagem realizou aferição de pressão no público presente e prestou orientações sobre a pressão arterial e com a equipe da odontologia com instruções de higiene bucal para as crianças, que contou também com instruções lúdicas por meio do teatrinho de fantoches. Além disso, o hospital também contribuiu com apoio de ambulância para as atividades dos dias 14 e 15 de abril.

Para a Major Renata de Castro Monteiro Netto, Chefe da Seção de Odontologia do HMAB, a participação da Odontologia na ExpoEx denota a importância da saúde bucal nas ações do exército principalmente como reflexo da mão amiga e também na manutenção e promoção da saúde da tropa. Para a Capitão Isa Menezes Bezerra, Chefe da Seção de Enfermagem do HMAB, a hipertensão arterial é uma condição clínica caracterizada por elevação sustentada dos níveis pressóricos. E ela ainda explica que os fatores de riscos da hipertensão arterial, são idade, sexo, etnia, excesso de peso e obesidade, ingestão de sal, ingestão de álcool, sedentarismo, fatores socioeconômicos e genéticos.

Ainda segundo a Capitão, a ação de verificar a pressão durante a ExpoEx possibilita ao indivíduo a identificação do nível pressórico momentâneo. Caso seja preciso, o cidadão receberá orientações sobre a necessidade de posterior acompanhamento e a validação médica. Além da verificação arterial, foi distribuído um folheto informativo de medidas preventivas que são: controle de peso, padrão alimentar saudável, restrição do consumo de sódio, moderação do consumo de álcool e prática de atividade física.

Além da participação do HMAB, a atividade contou, ainda, com atrações como: exibição de filmes institucionais; exposição de materiais de organizações militares e de viaturas, motocicletas, blindados, canhões e lançadora de foguete. Ocorreu, também, a apresentação de bandas marciais, um passeio de charrete para crianças, a apresentação de cães de guerra e demonstração de salto livre.



Crédito: Ten Camilla