Formatura Alusiva aos 50 anos de criação da 12ª Região Militar

${the_title} - ${company_name}

Crédito: 2º Sgt Castelo e Cb Gomes

Manaus (AM) – No dia 16 de abril de 2019, foi realizada a formatura alusiva ao 50º aniversário de criação da 12ª Região Militar (12ª RM), Região Mendonça Furtado, em seu Quartel-General.                   

A cerimônia foi presidida pelo General de Exército César Augusto Nardi de Souza, Comandante Militar da Amazônia, e contou com a presença do General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Comandante da 12ª RM e Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército; do Senhor Carlos Alberto Souza de Almeida Filho, Vice-Governador do Estado do Amazonas; além de autoridades civis e militares da guarnição de Manaus.

Durante o evento, foi concedido o Diploma de Amigo da 12ª Região Militar a autoridades e personalidades civis e militares, além de instituições, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados a esse Grande Comando Regional, demonstrando o mais puro sentimento de amizade e cooperação.

As origens da 12ª Região Militar remontam a 1615, ultrapassam os séculos e se estende até 17 de abril de 1969, data em que foi publicado o Decreto nº 64.366, que transferiu a sede do Comando Militar da Amazônia, de Belém (PA) para Manaus (AM), e que criou a 12ª Região Militar. Em 12 de agosto de 1982, ocorreu a inauguração do atual aquartelamento, à beira do Rio Negro, que pertencia ao Centro Administrativo do antigo Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis.

Em 16 de dezembro de 1993, é concedida a denominação histórica de “Região Mendonça Furtado”, em justa homenagem Almirante Francisco Xavier de Mendonça Furtado, grande desbravador da região amazônica, antigo governante da então província do Grão-Pará que, em meados do século XVIII, percorreu vasta extensão da Capitania, incorporando novas comunidades, fundando vilas, integrando o território, realizando uma política de povoamento e garantindo a todos a posse da terra. Seus esforços, particularmente nos campos político e econômico, resultaram na expansão da fronteira norte do Brasil e na atual configuração do Estado do Amazonas.

Na atualidade, a 12ª RM conta com dez organizações militares diretamente subordinadas, sendo seis na cidade Manaus: a Companhia de Comando da 12ª Região Militar, o Parque Regional de Manutenção da 12ª Região Militar, o Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia, o 12º Batalhão de Suprimento, o Hospital Militar de Área de Manaus e a 29ª Circunscrição do Serviço Militar. Em Porto Velho, Rondônia, estão sediadas a 31ª Circunscrição do Serviço Militar e o Hospital de Guarnição de Porto Velho; e, nas cidades de Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira, no Estado do Amazonas, estão sediados o Hospital de Guarnição de Tabatinga e Hospital de Guarnição de São Gabriel da Cachoeira, respectivamente, unidades de saúde que atendem à população dessas cidades em um sistema de parceria com o Governo do Estado do Amazonas.

Fonte: 12ª RM


Crédito: 2º Sgt Castelo e Cb Gomes