XXIV Feira de Ciências do Colégio Militar de Curitiba apresenta soluções para um mundo sustentável

${the_title} - ${company_name}

Curitiba (PR) – No dia 15 de junho, o Colégio Militar de Curitiba, promoveu a XXIV Feira de Ciências, com a finalidade de despertar em seus alunos o interesse pela atividade científica, bem como desenvolver o espírito científico, o pensamento lógico e os sensos experimental e crítico.

Neste ano, a Feira de Ciências abordou o tema: “A contribuição da Bioeconomia para a sociedade” e teve a apresentação de 32 trabalhos, sendo 12 grupos de alunos do Ensino Médio e 20 grupos do Ensino Fundamental, falando sobre o reaproveitamento de água e de resíduos, cultivos sustentáveis e geração de energias alternativas.

Além das exposições dos trabalhos dos estudantes, o tema da feira também foi abordado em uma palestra sobre “Gestão dos resíduos: impactos na sociedade”, proferida pelo Biólogo Sérgio Roberto Faria.

Estudantes também visitaram o ônibus de Educação Ambiental – Projeto Eco Expresso “do Rio ao Rio” da SANEPAR, e aprenderam sobre o processo de tratamento de água e de tratamento de esgoto e visitaram o caminhão “Projeto Vida Marinha”, do Instituto Mata Atlântica, um museu móvel que apoia as escolas frente à realidade de degradação do ambiente marinho.

Participaram da Feira expondo trabalhos: o Museu de Ciências Naturais da UFPR; o Laboratório de Sistemática e Ecologia de invertebrados Marinhos da UFPR, que abordou o tema “Maricultura, Meio Ambiente e os Desafios para Desenvolvimento Sustentável de Pescadores”; a equipe do projeto “UFPR Baja SAE” de Engenharia Mecânica; a Universidade Tuiuti do Paraná, com um simulador de voo e oficina de compostagem; o Laboratório Móvel da Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica do Paraná; a Universidade Positivo, com o curso de Sistemas de Informação (aplicação com inteligência artificial e com reconhecimento de placas de carros); e o Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), com a presença de diversos cursos.

Os participantes da Feira puderam levar para casa mudas de hortaliças produzidas pela Agrofior, uma empresa familiar que alavancou um empreendimento pioneiro no Paraná: produção de mudas de hortaliças para fins comerciais em ambiente protegido.

Salienta-se a importância da iniciativa, por estar plenamente alinhada com a diretriz pedagógica do Sistema Colégio Militar do Brasil, que estimula e valoriza a formação educacional por competências.

Fonte: CMC