Evento apresenta os 6 protocolos de segurança do paciente implantados no Hospital de Guarnição de Natal


Natal (RN) – O Hospital de Guarnição de Natal (HGuN), dirigido pela Tenente-Coronel QEMA Médica Cláudia Lima Gusmão Cacho, realizou, no mês de abril de 2019, a 1ª Feira de Segurança do Paciente do Hospital de Guarnição de Natal.

O evento ocorreu na própria organização militar de saúde e teve como finalidade a divulgação das ações realizadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente do HGuN e dos seis protocolos de segurança do paciente implantados nesse hospital.

Os protocolos de segurança do paciente que se encontram implantados no HGuN são preconizados como as seis metas internacionais e prioritárias da Organização Mundial de Saúde, sendo assim descritos:

– identificar o paciente corretamente;

– melhorar a comunicação efetiva entre os profissionais de saúde;

– melhorar a segurança na prescrição, uso e administração dos medicamentos;

– assegurar cirurgias seguras em local de intervenção, procedimento e paciente corretos;

– higienizar das mãos; e

– reduzir o risco de quedas e lesões (úlceras) por pressão ao paciente.

 

A Feira de Segurança do Paciente do HGuN também teve como foco estimular a cultura de segurança entre os profissionais de saúde, usuários, pacientes, familiares e acompanhantes. A atividade fez parte dos eventos referentes à Campanha Nacional pela Segurança do Paciente, “Abril pela Segurança do Paciente”, promovida pelo Ministério da Saúde.

Durante a feira, os visitantes puderam receber orientações técnicas e apreciar uma exposição ilustrativa sobre a prática e execução dos protocolos de segurança do paciente existentes no HGuN. Essa exposição ocorreu por meio da visualização de banners explicativos, demonstração de impressos e formulários de avaliação de riscos, pulseiras de identificação de pacientes, prevenção de erros e uso de tarjetas de sinalização de medicamentos de alta vigilância, folders de orientação aos pacientes e acompanhantes sobre prevenção de quedas e de lesão por pressão, higiene correta das mãos e cirurgia segura, bem como o descarte correto de resíduos de saúde.

Fizeram-se presentes os profissionais das áreas técnicas e administrativas do HGuN, assim como os usuários do Sistema de Saúde do Exército. Também prestigiaram o evento profissionais de organizações militares do Exército da Guarnição de Natal (RN) e João Pessoa (PB), além de integrantes da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Destacou-se, ainda, a presença de estudantes de cursos técnicos de enfermagem, de profissionais de hospitais particulares e públicos, bem como membros da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e do Núcleo de Segurança do Paciente da Secretaria Estadual de Saúde de Natal.

No total, foram 203 participantes prestigiando o evento e compartilhando ações e conhecimento sobre Segurança do Paciente.

A 1ª Feira de Segurança do Paciente do HGuN foi uma iniciativa pioneira do Núcleo de Segurança do Paciente desse hospital que vem trabalhando com ações voltadas para prática de uma gestão de riscos. Essas ações visam oferecer um cuidado seguro e uma assistência livre de riscos e danos aos pacientes assistidos nessa organização militar de saúde.

Fonte: HGuN