Manobra Escolar 2017

${the_title} - ${company_name}

Rio de Janeiro (RJ) – A Manobra Escolar é um exercício no terreno, organizado pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), que conta com a participação e integração das diversas escolas militares do Sistema de Ensino do Exército Brasileiro, além de várias Organizações Militares Operacionais da Força Terrestre.

O objetivo maior desta operação é permitir que os discentes dos diversos estabelecimentos de Ensino da Força possam consolidar seus ensinamentos, praticando, no desempenho de suas funções, competências adquiridas no decorrer de seus cursos.

O exercício tem características de um ambiente operacional contemporâneo, com o emprego de tropas no amplo espectro dos conflitos armados em áreas humanizadas, com ameaças fluídas e difusas.

Entre 23 de outubro e 1º de novembro, os alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM), integrando o EM da Força Terrestre Componente (FTC) e o EM da Brigada Agulhas Negras (Bda AN), ainda nas instalações da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), iniciaram os trabalhos de planejamento (conceitual e detalhado). Após isso, no dia 07 de novembro, realizaram a exposição da concepção operativa da manobra e a ordem aos elementos subordinados no Teatro General Leônidas, localizado na Academia Militar das Agulhas Negras, para todo o efetivo participante da Manobra.

O Gen Div Marcos André da Silva Alvim, Diretor de Educação Técnica Militar, e o Gen Bda Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, Comandante da Academia Militar das Agulhas Negras, prestigiaram o evento e destacaram a importância da Manobra Escolar para a consolidação dos ensinamentos construídos pelos participantes durante o ano de instrução.

A representação da ECEME está constituída por três Oficiais Instrutores e dezessete Oficiais Alunos do CCEM (2º Ano).



Fonte:ECEME