Equipe tática da Polícia Civil do estado do Paraná é reforçada por viaturas doadas pelo Exército Brasileiro.


Curitiba (PR) – Na quinta-feira, dia 1º de março, o Comando da 5ª Região Militar (5ª RM) doou para a Polícia Civil do Paraná a viatura de carga e emprego geral EE25 Engesa, que será utilizada no trabalho operacional do Tático Integrado de Grupos de Repressões Especiais (TIGRE), unidade que atua em casos que vão desde sequestros até a utilização de explosivos.

O veículo será empregado em atividades em áreas rurais e em mandados de prisão de alto risco. A viatura militar pode transportar mais de seis mil quilos e até explosivos, além de ter condições de adentrar áreas de pouco acesso devido à tração 6x6. “Essa viatura supera as necessidades do TIGRE e será utilizada a partir de hoje em todo o estado, em ações contra o crime organizado”, afirmou Luis Fernando Artigas Junior, Delegado Chefe do Grupo TIGRE.

Para o Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, o Exército Brasileiro cumpre seu dever constitucional de cooperar com o desenvolvimento nacional em apoiar as forças de segurança pública. “No caso dessa viatura o apoio será por meio de logística, com a utilização do carro em todas as regiões do Paraná, inclusive aquelas em que carros menos robustos não conseguem avançar”, explicou.

Por meio do 27º Batalhão Logístico (27º B Log) foi feita a manutenção e adequação da viatura para a utilização da Polícia Civil. Além desse veículo, também foram doadas três viaturas de carga de emprego geral LA1418.

A solenidade que efetivou a doação teve a presença do Comandante da 5ª Divisão de Exército (5ª DE) General de Divisão Lourival Carvalho Silva; do Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), General de Brigada Rodrigo Pereira Vergara; do Deputado Estadual Ricardo Arruda; do Delegado da Polícia Civil do Paraná, Dr Alexandre Macorin de Lima; de Comandantes de organizações militares do Quartel do Pinheirinho e de investigadores da Polícia Civil.

 

A necessidade

O Estado do Paraná apresenta grande trânsito transfronteiriço, com presença reiterada de grupos praticantes de tráfico de armas, munições, explosivos e entorpecentes, contrabando e descaminho de cargas de alto valor, além de quadrilhas especializadas em roubo de carga e de bancos.

Por esse motivo, a doação das viaturas tem um papel importante, pois proporciona grande incremento no poder logístico da força policial que as recebe e, consequentemente, provê, ainda, mais segurança aos seus integrantes e, em última instância, para a sociedade.



Fonte:5ª RM