Dia da Independência em Curitiba

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 11 set 2019
Crédito: 3º Sgt Coutinho, Cb Lourenço, Sd Santana.

Curitiba (PR) – Em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a 5ª Divisão de Exército (5ª DE) e o Governo do Estado do Paraná realizaram  o tradicional desfile cívico-militar do dia 7 de setembro, no Centro Cívico, em Curitiba.

Na solenidade, estiveram presentes o Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior; o Vice-Governador, Darci Piana; o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo; o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão Carlos José Russo Assumpção Penteado; o Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva; o Comandante Interino da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), Coronel William Wilson Alexandre Rueda; e outras autoridades civis e militares.

As atividades foram iniciadas pela revista à tropa realizada pelo Comandante da AD/5. Na sequência, realizou-se a segunda revista, executada com a presença do Governador do Paraná, acompanhado do Comandante da 5ª DE.

Após a chegada das autoridades ao palanque, teve início o desfile cívico-militar. Os integrantes da Liga da Defesa Nacional abriram o desfile civil, conduzindo o Fogo Simbólico da Pátria. Diversas entidades e associações participaram das comemorações, sendo ovacionados pelo numeroso público presente. Os grupamentos escolares, compostos por alunos de escolas públicas municipais e estaduais, do Colégio Militar de Curitiba e do Colégio da Polícia Militar do Paraná abrilhantaram a celebração da data.

Em seguida, o Comandante Interino da AD/5 apresentou-se ao Governador do Estado para dar início ao desfile militar. Cerca de 1.900 militares das Forças Armadas passaram em desfile, ostentando uniformes e armamentos utilizados pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea Brasileira (FAB). O grupamento também foi composto por militares e integrantes da Polícia Militar do Paraná (PMPR), do Corpo de Bombeiros do Paraná, da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Civil, da Guarda Municipal de Curitiba e do Departamento Penitenciário.

Após a passagem da tropa a pé, a população curitibana presenciou o desfile motorizado, composto por viaturas históricas e operacionais, bem como pelos veículos blindados da 5ª DE. Os motociclistas da Polícia Rodoviária Federal realizaram manobras em descolamento e os helicópteros da PRF, da FAB e da PMPR sobrevoaram a avenida. As tropas a cavalo finalizaram os desfiles com destreza e garbo marcial.

Encerrando a solenidade, foi realizada a extinção do Fogo Simbólico da Pátria, que representa o permanente sentimento patriótico do povo brasileiro e que se fez presente nas comemorações do 197º aniversário de Independência do Brasil.

Fonte: Comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército


Crédito: 3º Sgt Coutinho, Cb Lourenço, Sd Santana.