Com foco no público da melhor idade, Hospital de Guarnição de João Pessoa promove a 2ª Semana da Saúde

${the_title} - ${company_name}

Crédito: Arquivo da OM

João Pessoa (PB) – No período de 27 a 30 de maio, o Hospital de Guarnição de João Pessoa (HGuJP) realizou a 2ª edição da Semana da Saúde. Desta vez, todas as atividades foram voltadas para o idoso. Durante esses dias, especialidades de saúde se revezaram no atendimento aos pacientes, abordando assuntos de interesse para o público-alvo em suas áreas.

No dia 27, o HGuJP realizou uma homenagem ao Patrono do Serviço de Saúde do Exército, o General de Brigada Severiano da Fonseca.

Nas atividades voltadas para os usuários, a Endocrinologia abordou o tema “Diabetes no idoso: responsabilidade de toda a família”. Foi realizado teste de glicemia, orientações sobre prevenção e cuidado com o paciente diabético, além de degustação de alimentos diet que podem ser confeccionados em casa.

Ainda neste dia, a Fisioterapia e a Ortopedia realizaram, juntas, um trabalho sobre a prevenção de quedas, equilíbrio e coordenação motora, chamado “O Desafio do movimento”. Nesta atividade, os pacientes participavam de exercícios para testar suas habilidades para poder desenvolvê-las.

No segundo dia, a Ginecologia abordou a “Saúde Íntima da Mulher”, com foco na prevenção da infecção urinária e higiene íntima, sexualidade e DST na Terceira Idade. A Urologia ministrou palestras para o público masculino sobre Incontinência e Infeccção Urinária, Andropausa, Câncer de Próstata, entre outros assuntos. Nesse dia, ainda, a Odontologia contribuiu com a “Prevenção do Câncer Bucal e a Higiene Oral”. Foram prestados atendimentos odontológicos de profilaxia, além de orientações sobre cuidados, prevenção e alimentos naturais não cariogênicos.

No dia 29, a Cardiologia tratou da Hipertensão Arterial no Idoso, orientando os pacientes sobre a importância da adesão e os cuidados com a automedicação. Os farmacêuticos do Hospital trabalharam o tema “Atenção farmacêutica ao Idoso”, sendo abordados a automedicação, a interação medicamentosa e o descarte consciente de medicamentos. Os paciente receberam orientações e depois participaram de um jogo para testar seus conhecimentos. Também foram coletados medicamentos fora da validade ou em desuso para que sejam descartados da forma correta.

O encerramento das atividades para o público externo se deu com Psicologia e a Geriatria, ambas com a abordagem voltada para a qualidade de vida na terceira idade, como meio de prevenir a depressão. Os pacientes participaram da palestra, além de oficinas com psicólogos e terapeuta para testar as suas habilidades de atenção, coordenação motora, memória, capacidade construtiva e orientação espacial.

No dia 31, os integrantes do HGuJP participaram de diversas atividades voltadas para melhoria da saúde e higidez da tropa.

Fonte: HGuJP


Crédito: Arquivo da OM