Aniversário de 46 anos da Companhia de Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel

${the_title} - ${company_name}

Publicado em: 02 abr 2019
Tropa em forma no Pátio Marechal Nelson de Mello.

Caçapava (SP) – No dia 29 de março de 2019, a Companhia de Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) realizou uma formatura em comemoração ao 46º aniversário de criação da subunidade. O evento contou com a presença do Gen Helder, comandante da 12ª Brigada, do prefeito municipal de Caçapava, de comandantes de organizações militares da 12ª Bda e de autoridades civis e militares do Vale do Paraíba. Prestigiaram, ainda, a cerimônia, militares da reserva ativa, antigos integrantes da Companhia e familiares.

 

Síntese histórica

A Companhia de Comando da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel é uma organização militar sediada em Caçapava (SP), que tem por missão apoiar em pessoal e material o comando da Brigada e prover a segurança do seu Posto de Comando nas operações. Possuí em seu quadro organizacional militares das mais variadas qualificações militares, soldados comprometidos com a nobre missão de servir.

A história da Companhia remonta a 1973, quando, por meio da Portaria Ministerial Nr 11 daquele ano, foi criada a Companhia de Comando da 12ª Brigada de Infantaria Motorizada. Mais tarde, em agosto de 1996, como parte do contínuo processo de modernização do Exército, foi transformada em tropa Leve Aeromóvel. Desde então, a Subunidade vem sendo equipada com meios leves, modulares e modernos, que lhe conferem a flexibilidade necessária para cumprir a sua missão dentro do amplo espectro de possibilidades que caracterizam as operações militares do século XXI.

Recentemente, a Companhia participou de inúmeras operações no Brasil e no exterior. No Brasil, podemos destacar, dentre outras, a segurança na Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014; os Jogos Olímpicos e Paralímpicos RIO 2016; a Operação Bandeirante, deflagrada devido à grave crise ocorrida no país em 2018, devido à greve dos caminhoneiros; e a Operação Furacão, que ocorreu durante a Intervenção Federal na segurança Pública no Rio de Janeiro, ocorrida em 2018. No exterior, ressalta-se a participação em seis contingentes de Força de Paz, compondo o Batalhão Brasileiro no Haiti, incluindo a última tropa que regressou ao Brasil em 2017 por término da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH).     

Atualmente a Companhia está inserida em uma das quatro forças de emprego estratégicas do Exército Brasileiro, contribuindo para que a 12ª Brigada Aeromóvel mantenha-se em condições de ser empregada com rapidez em qualquer ponto do território nacional.

Fonte: Cia Cmdo 12ª Bda Inf L (Amv)