A 12ª Região Militar inova no desenvolvimento da capacidade física de seus integrantes


Crédito: ST Volmir

Manaus (AM) – A 12ª Região Militar (12ª RM) está realizando, durante o Treinamento Físico Militar, a Pista de Treinamento Funcional, no campo de futebol de sua Companhia de Comando, com a periodicidade de duas vezes na semana. A adesão à atividade tem aumentado significamente, inclusive, atraindo integrantes de organizações militares vizinhas e militares da reserva.

A pista foi idealizada pelo Segundo-Tenente Sérgio Luiz Pereda e o Subtenente Luiz Henrique dos Santos, ambos da Companhia de Comando da 12º Região Militar, e contou com amplo o apoio do Grande Comando Territorial.

O treino é composto por exercícios variados, os quais ajudam a melhorar o desempenho dos militares nas suas tarefas do dia a dia, tais como correr, agachar, girar ou saltar. Segundo o Subtenente Luiz Santos, os movimentos executados durante o treino trabalham algumas valências físicas, entre elas o equilíbrio, a força, a flexibilidade, a agilidade e, por fim, a resistência.

Além disso, o treino ajuda a prevenir lesões durante outros exercícios físicos, especialmente as acometidas no joelho e coluna, bem como diminui o percentual de gordura total e, consequentemente, atua na diminuição do índice de massa corporal. De acordo com o 2º Ten Pereda, destaca-se que alguns movimentos do treinamento funcional são feitos com o próprio peso do corpo do militar, ao passo que outros são realizados com medicine balls, fitas de suspensão, plyo tires, elásticos, anilhas, cordas e colchonetes.

Dessa forma, a 12ª RM, seguindo a determinação do Comandante do Exército, está elevando o condicionamento físico de seus Quadros e, consequentemente, a eficiência de seu desempenho profissional. Assim, o Comando tem envidado esforços no sentido de melhorar os níveis de autoconfiança e motivação de seus integrantes, refletindo positivamente no aumento da prontidão dos mesmos, por meio da maior adesão à prática da atividade física regular.

Fonte: 12ª RM


Crédito: ST Volmir