9º Contingente do Exército Brasileiro no Líbano é agraciado com a Medalha das Nações Unidas

${the_title} - ${company_name}

Marjayoun (República do Líbano) – No dia 29 de março de 2019, em cerimônia realizada na Base Militar Miguel de Cervantes, os militares do 9º Contingente Brasileiro foram agraciados com a Medalha das Nações Unidas, juntamente com os demais integrantes da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL). A condecoração foi entregue em reconhecimento aos serviços prestados e por haverem cumprido os requisitos de elegibilidade como membros de missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

A “Medal Parade” foi presidida pelo Head of Mission and Force Commander da UNIFIL, Major-General Stefano Del Col (Itália), acompanhado pelo General de Brigada Antonio Romero Losada (Espanha), Comandante do Setor Leste da UNIFIL. A solenidade contou com a presença de inúmeras autoridades civis e militares, dentre as quais, do Coronel Aviador Luís Claudio Veloso Gonçalves, Adido Militar do Brasil no Líbano.

A medalha recebida pelos “Peacekeepers” brasileiros é uma condecoração de caráter internacional concedida pela Organização das Nações Unidas (ONU) aos militares, policiais e civis de todo mundo, que participam de operações para a manutenção da paz e dos esforços humanitários por um período ininterrupto de mais de noventa dias.

O atual contingente brasileiro é constituído por quatro oficiais e três sargentos do Exército Brasileiro, os quais exercem atividades nas diversas seções de Estado-Maior da Brigada Espanhola, responsável pela da área de operações no sul do Líbano, próximos à fronteira com Israel. Encontram-se desdobrados desde novembro de 2018 e permanecem até maio deste ano, quando serão substituídos pelo 10º Contingente.

Foram agraciados os seguintes militares: Ten Cel Cav Manuel Luís Badaraco Fagundes, Ten Cel Inf Alexandre Pacheco de Souza, Cap Int João Paulo Gurgel Bezerra, Cap Art Victor Almeida Pereira, 1º Sgt Com Alexandre Peixoto Guimarães, 1º Sgt Sau Roberto Soares dos Santos e 1º Sgt Inf Júlio César Aguiar Barbosa.