Licenciamento: meritória conquista alcançada pelo soldado que cumpriu com plenitude sua cidadania.


Publicação: Sex, 12 Jan 2018 11:30:00 -0200

Francisco Beltrão (PR) – O 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (16º Esqd C Mec) realizou, no dia 12 de janeiro, uma cerimônia para celebrar o Licenciamento de 51 soldados do Efetivo Variável que concluíram o Serviço Militar obrigatório. Na oportunidade, foi realizado o hasteamento do Pavilhão Nacional e entoado o Hino Nacional Brasileiro.

Após uma criteriosa seleção, o cidadão, ainda inserido no universo de “conscritos”, consegue obter o “Apto para o Serviço Militar” e, em seguida, em mais uma etapa de seleção, se sobressai como um dos selecionados a adentrar o Portão das Armas.

Entre internato, exercícios, instruções, serviços, a prática dos princípios fundamentais da disciplina e hierarquia e do competente preparo técnico para a defesa da Pátria, o soldado se torna parte do fraterno convívio baseado na lealdade e no respeito para com todos e da sadia camaradagem. Compartilha responsabilidades, ultrapassa limites pessoais e cresce... até chegar no solene “Compromisso do Soldado”, realizado perante a Bandeira do Brasil e tendo seus companheiros, superiores e familiares como testemunha.

Hoje, esse Licenciamento é uma vitória a ser comemorada com vibração e orgulho, sobretudo, porque é a meritória conquista de um requisito para a cidadania plena. A conclusão do Serviço Militar obrigatório assinala para o jovem o cabal cumprimento de um dever cívico, que deixou um pouco de si no serviço dedicado à Pátria.


Fonte:16º Esqd C Mec