Na terra de Sampaio, Festa Nacional da Infantaria é celebrada com presença da tataraneta do Brigadeiro


Fortaleza (CE) – A 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, entre os dias 17 e 24 de maio, uma série de atividades comemorativas da Festa Nacional da Infantaria, que tem Fortaleza como sede nacional, por ser a terra onde o Brigadeiro Antônio de Sampaio, Patrono da Infantaria, filho de Tamboril (CE), iniciou sua carreira nas armas.

As comemorações iniciaram em 17 de maio, com um almoço de confraternização da Legião da Infantaria, grupo dedicado à preservação dos valores da Rainha das Armas. Em 19 de maio, ocorreu a tradicional Corrida da Infantaria, com percursos de 5 e 10 quilômetros. No dia seguinte (20), foi realizada uma palestra, pelo Assessor Especial de Assuntos Históricos e Culturais, General de Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, no Comando da 10ª RM sobre “A vida e os feitos do Brigadeiro Antônio de Sampaio”.

No dia 21 de maio, organizações militares participaram de competições entre pelotões de operações especiais, com pista de cordas, tiro de fuzil, patrulha, orientação, entre outras. Os pelotões participantes pertencem ao 23º e 25º Batalhão de Caçadores (BC), ao 40º Batalhão de Infantaria (40º BI), ao 16º Batalhão de Infantaria Motorizada (16º BIMtz) e ao 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS).

Em 22 de maio, as atividades seguiram para a cidade de Tamboril, terra natal de Sampaio, para uma formatura e uma visita ao museu dedicado à preservação do seu legado. Em 24 de maio, ponto alto das comemorações, após uma homenagem aos 209 anos do Brigadeiro Sampaio, no Panteão onde repousam seus restos mortais na frente da Região Martim Soares Moreno, foi realizada uma formatura no 23º BC.

A solenidade contou com a presença do Blindado Guarani, de cadetes de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras e de alunos do curso de Infantaria da Escola de Sargentos das Armas. A formatura foi prestigiada pelo Comandante Logístico, General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos, militar de Infantaria mais antigo da ativa no Exército; pelo Chefe do Departamento-Geral do Pessoal, General de Exército Artur Costa Moura; pelo Comandante Militar do Norte, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira; pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes; pelo antigo integrante do Alto-Comando do Exército, General de Exército Domingos Miguel Antonio Gazzineo, e pelo General de Comandante da 10ª RM, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos.

Destacou-se na cerimônia a presença da tataraneta do Brigadeiro Sampaio, Inês Amaral de Sampaio, de 20 estudantes do Colégio Municipal Francisco Lúcio, localizado no distrito Oliveiras, no município de Tamboril,  e a participação expressiva da reserva ativa com muitos oficiais e praças da arma de Infantaria.

Fonte: Comando da 10ª RM