Capacitação de militares da área de Comunicação Social


João Pessoa (PB) – O 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) realizou, de 21 a 23 de maio, o Simpósio de Comunicação Social 2019, evento direcionado aos militares do Exército Brasileiro que atuam na área de Comunicação Social das Organizações Militares Diretamente Subordinadas ao 1º Gpt E, estendendo-se a militares dos quartéis de João Pessoa e Bayeux, além de integrantes da Capitania dos Portos da Paraíba.

Para o Comando do 1º Gpt E, trata-se de uma capacitação necessária, para uniformizar procedimentos e promover a troca de experiências entre esses profissionais da Comunicação, a fim de otimizar resultados. Ao todo, foram 27 participantes, com uma carga horária de 21 horas de instruções, abordando os temas: Panorama da Comunicação Social do Exército, Atendimento ao Público, Organização de Eventos, Práticas de Cerimonial e Protocolo, Produção de Matérias, Registro e Qualidade de Imagem, Técnicas de Entrevistas e Gerenciamento de Crises.

As palestras foram ministradas pelas Capitães Andréia Arruda Barbosa e Karla Roberta Holanda Gomes Moreira, ambas oficiais de Comunicação Social do Quadro Complementar, responsáveis pela Assessoria de Comunicação do Comando do 1º Grupamento de Engenharia. A atividade contou, ainda, com a participação do jornalista Clóvis Roberto Lopes de Almeida, chefe de redação do Jornal Correio da Paraíba, como palestrante, explorando o tema “Dinâmica de trabalho de um jornalista”.

Durante o Simpósio, os instruendos aplicaram as técnicas e os conhecimentos adquiridos em exercícios práticos, que ampliaram a assimilação do conteúdo. Também como parte da programação do evento, os militares realizaram visitas a veículos de comunicação locais (jornais impressos, portais de Internet, rádios e afiliadas das emissoras Globo e Record), onde tiveram a oportunidade de conhecer a realidade de uma redação jornalística e outras peculiaridades do universo da imprensa.

Fonte: 1º Gpt E