Organizações Militares pelo Brasil concluem os cursos do CPOR e NPOR

Acompanhe as solenidades de conclusão dos cursos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva pelos Comandos Militares de Área:

 

 

Comando Militar da Amazônia

1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) e 12º Batalhão de Suprimento

Manaus (AM) – Em 3 de dezembro, foi realizada, no1º BIS (Amv), a formatura de conclusão de curso do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel) e do 12º Batalhão de Suprimentos, que contou com a presença do Comandante Militar  da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, do Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Antonio Maxwell de Oliveira Eufrásio, e do Chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Antônio Manoel de Barros, além de outras autoridades civis e militares e de familiares dos concludentes.

 

A atividade foi o coroamento do ano de instrução, que declarou os novos Aspirantes a Oficial da Reserva. do Exército. Na oportunidade, o Comandante Militar da Amazônia ressaltou a importância de os jovens oficiais difundirem os princípios e os valores da vida militar.

 

 

Comando Militar do Leste

Centro de Preparação de Oficiais da Reserva

Rio de Janeiro (RJ) – Cerimônia de aspirantado dos 179 novos Aspirantes a Oficial Combatentes. No dia 3 de dezembro, nas instalações do CPOR/RJ, que contou com a presença de familiares e convidados. O nome da Turma de 2016 foi em comemoração aos 150 anos da Batalha de Tuiutí, que contou com a participação do Brasil na vitória da Tríplice Aliança na que é considerada a maior batalha campal da América Latina.

 

38º Batalhão de Infantaria

Vila Velha (ES) – No dia 3 de dezembro, o Batalhão realizou a solenidade de declaração dos Aspirantes a Oficial do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva. Na oportunidade, ocorreu a premiação dos primeiros colocados, o descerramento da placa da turma e a entrega de espadas pelos padrinhos e madrinhas aos novos aspirantes.

Fotos: 1º Sgt Domingos
 

 

Comando Militar do Norte

2º Batalhão de Infantaria de Selva

Belém (PA) – No dia 1º de dezembro o Batalhão realizou a formatura de declaração dos Aspirantes a Oficial do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). A solenidade foi prestigiada pelo Comandante Militar do Norte, General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos, Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Eduardo Antonio Fernandes, Chefe do Estado-Maior do CMN, General de Brigada Selmo Umberto Pereira  além do Presidente da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército.

 

Os Oficiais-Generais e familiares entregaram a espada aos três primeiros colocados do curso. Em seguida, o primeiro colocado foi agraciado com a Medalha “Correia Lima”, que premia os alunos dos NPOR que terminam o curso em primeiro lugar e sem ter qualquer punição disciplinar.

 

Comando Militar do Nordeste

28º Batalhão de Caçadores

Aracaju (SE) – No dia 3 de dezembro, o Batalhão realizou a solenidade de declaração dos Aspirantes a Oficial do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva da Turma Sesquicentenário da Batalha do Tuiuti. O Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão Joarez Alves Pereira Junior, presidiu a cerimônia e realizou a entrega da espada ao primeiro colocado.

 

59º Batalhão de Infantaria Motorizado

Maceió (AL) – No dia 3 de dezembro, o Batalhão realizou solenidade de conclusão do curso dos alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). Foram declarados Aspirantes a Oficial, 28 alunos. Ocorreu a entrega de prêmios e diplomas. E a solenidade militar, com o juramento e recebimento de espadas pelos aspirantes, e finalmente o baile comemorativo.

 

 

Comando Militar do Oeste

44º Batalhão de Infantaria Motorizado

Cuiabá (MT) – No dia 3 de dezembro, foi realizada a solenidade de encerramento do Curso de Formação de Oficiais Temporários de Infantaria do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 44º BI Mtz (NPOR). O órgão formador supre o preenchimento dos claros de Oficiais da Arma de Infantaria nas Unidades do Comando Militar do Oeste. Desse modo, formamam-se, anualmente, 30 novos Aspirantes a Oficial.

 

A solenidade foi presidida pelo Comandante da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Luiz Fernando Estorilho Baganha, e contou com a presença de autoridades civis e militares, além de convidados e familiares.

 

 

Comando Militar do Planalto (CMP)

Brasília (DF) – No dia 3 de dezembro, ocorreu a formatura dos novos Aspirantes a Oficial da Reserva da guarnição. A Turma “Sesquicentenário da Batalha de Tuiuti”, formada por 58 militares, teve ao longo de um ano o entendimento sobre a vida militar, onde o preparo intelectual, moral e físico são necessários para a função de oficial.

Aspirantes formados nas Armas de Infantaria, Artilharia e no Serviço de Intendência foram prestigiados por autoridades militares, familiares e amigos durante a formatura no Pátio Rosa da Fonseca. Após as homenagens deferidas aos destaques de cada NPOR, todos receberam a espada, símbolo do Exército Brasileiro que marca o ingresso no oficialato.

 

Comando Militar do Sul

5º Regimento de Carros de Combate

Rio Negro (PR) - No dia 3 de dezembro, o 5º Regimento de Carros de Combate realizou a cerimônia de declaração dos Aspirantes a Oficial da Reserva da Turma “Sesquicentenário da Batalha do Tuiuti”. A solenidade contou com a presença de familiares e autoridades da comunidade riomafrense.

 

 

Comando Militar do Sudeste

2º Batalhão de Infantaria Leve

São Vicente (SP) – No dia 3 de dezembro, o Batalhão realizou a solenidade de conclusão de curso do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR). O evento teve início com a inauguração da placa da "Turma Sesquicentenário da Batalha de Tuiuti", seguida de cerimônia militar, e contou com a tradicional despedida com a saída pelos portões do Batalhão.

 

O General de Divisão Walter Paulo, primeiro colocado da 5ª Turma do NPOR em 1967, realizou a entrega solene da espada de oficial ao destaque do corrente ano, estimulando o jovem Aspirante à construção de uma carreira de êxito.