Solenidade apresenta tropas e meios empregados na Região Metropolitana do Recife

 
Recife (PE) – No dia 13 de dezembro, as tropas das Forças Armadas e os agentes dos Órgãos de Segurança Pública, que integram a Força-Tarefa Guararapes, sob o controle operacional do General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, participaram de uma formatura no pátio da 7ª Região Militar, para apresentar ao Ministro da Defesa, Raul Jungmann, os meios empregados na Operação Leão do Norte, iniciada no dia 9 deste mês.
 
 
 
 
 
Na ocasião, foram apresentados 1.500 militares, dos 3.500 que participam da Operação, uma vez que 2.000 profissionais permaneceram cumprindo as tarefas de patrulhamento e revista de pessoal na Região Metropolitana do Recife. Além do pessoal, o Ministro inspecionou os helicópteros, as viaturas motorizadas e mecanizadas, bem como os armamentos e equipamentos utilizados pelo contingente.
 
 
Durante a solenidade, estiveram presentes as seguintes autoridades: Vice-Governador de Pernambuco, Raul Jean Louis Henry; Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Artur Costa Moura; Comandante da 7ª Região Militar, General de Divisão José Luiz Jaborandy Rodrigues; Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, General de Brigada Francisco Mamede de Brito Filho; Comandante da Força-Tarefa Guararapes, General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior; Secretário de Defesa Social, Ângelo Fernandes Gioia; Chefe da Casa Militar, Coronel PM Eduardo José Pereira da Silva; Superintendente da Polícia Federal em Pernambuco, Marcello Diniz Cordeiro; Comandante da Polícia Militar de Pernambuco, Coronel PM Carlos Alberto D’Albuquerque; Subcomandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, Coronel BM Manoel Telles da Silva; Chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Delegado Antônio Barros; Gerente do Centro Integrado de Operações da Defesa Social (CIODS), Coronel PM Paulo Roberto Cabral da Silva.
 
 
Operação Leão do Norte
Com um efetivo aproximado de 3.500 militares, a Força-Tarefa Guararapes atua na região metropolitana do Recife, realizando operações do tipo polícia, tais como patrulhamento ostensivo, revista de pessoal e veículos e prisões em flagrante delito.
 
 
O emprego conjunto das Forças Armadas foi autorizado pelo Presidente da República, Michel Temer, em 9 de dezembro. No mesmo dia, as tropas federais iniciaram a atuação nas ruas para preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio. Essa capacidade de pronta resposta é uma peculiaridade do Soldado brasileiro, graças à disponibilidade permanente e à dedicação exclusiva ao serviço da Pátria. 

Fonte:CMNE
Publicado:$pubDate