Unidades do Exército finalizam as atividades do PROFESP 2016

 

Veja o que aconteceu, em algumas organizações militares da Força, no encerramento das atividades do Programa Forças no Esporte de 2016:

 

 

12ª Região Militar

Manaus (AM) – No dia 28 de novembro, a Companhia de Comando da 12ª Região Militar participou do Campeonato Taça Amazônia e Copa PROFESP de Arte Marciais. Os alunos da Escola Municipal Júlia Bitencourt competiram em diversas modalidades, vindo a ganhar o 1º lugar no futebol de campo na categoria sub 12.

 

 

1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel)

Manaus (AM) – O 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel), Unidade de Elite e Centenária do Exército Brasileiro, realizou a organização das Olimpíadas do Programa Forças no Esporte (PROFESP), nos dias 23 e 24 de novembro de 2016, nas instalações do 1º BIS (Amv). No período, aconteceram a Taça Amazonas e a Copa de Artes Marciais, que contaram com a participação de 500 crianças, dos sete Núcleos do PROFESP em Manaus. Elas competiram nas seguintes modalidades: futsal, miniatletismo, futebol de campo, queimada, jiu-jitsu, karatê e remo.


O 1º BIS (Amv) funciona com um Núcleo do PROFESP na Capital do Amazonas e busca alcançar os objetivos do Programa, que são promover a integração social e o desenvolvimento humano por meio da prática esportiva.

 


29ª Circunscrição de Serviço Militar

Manaus (AM) - Nos dias 24 e 25 de novembro, nas instalações do 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel), foram realizados os 4º Jogos Desportivos do PROFESP. O evento contou com a participação 700 desportistas e atletas de ambos os sexos, com idades de 8 a 16 anos.

 

 

28º Batalhão de Caçadores 

Aracaju (SE) – O 28° Batalhão de Caçadores realizou, no dia 1º de dezembro, uma formatura que marcou o término das atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP), que faz parte do Programa Segundo Tempo.

 

O PROFESP foi criado por meio de uma parceria entre os Ministérios da Defesa e do Esporte. As atividades de 2016 tiveram início em 15 de fevereiro e tiveram como objetivo democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte, de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida.

 


29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado

Cruz Alta (RS) – Nos dias 7, 9 e 10 de novembro, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, “Grupo Humaitá”, e a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), "A casa do Adjunto", realizaram o Torneio do Programa Segundo Tempo Força no Esporte (PROFESP,) com o intuito de promover a integração e a confraternização entre os programas desenvolvidos nas duas Unidades, além de incentivar a prática esportiva por jovens escolares. O torneio contou com competições de futebol 7, vôlei e orientação.

 

 

Comando de Fronteira Amapá/34° Batalhão de Infantaria de Selva

Macapá (AP) – Na manhã do dia 7 de dezembro, o Comando de Fronteira Amapá/34° Batalhão de Infantaria de Selva encerrou as atividades do Programa Forças no Esporte. Na oportunidade, foi realizada uma formatura, com a presença dos familiares dos alunos que, com o Comandante do Batalhão, fizeram a entrega dos certificados de participação às crianças.


O PROFESP, criado pelo Ministério da Defesa, vem sendo desenvolvido, em Macapá, pelo "Batalhão Veiga Cabral" desde 2015, com o objetivo de incluir socialmente crianças em situação vulnerável e iniciá-las na prática esportiva, tudo com a finalidade de permitir uma melhoria na qualidade de vida dos participantes.

 

 

38º Batalhão de Infantaria

Vila Velha (ES) – No período de 29 de novembro a 2 de dezembro, foi realizada, no 38º Batalhão de Infantaria, a Capacitação Pedagógica do Programa Forças no Esporte (PROFESP) de 2016, com a presença do Diretor do Departamento de Desporto Militar do Ministério da Defesa, Vice-Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro.

 

A capacitação teve por objetivos homologar os Planejamentos Pedagógicos de Núcleo (PPN) pelos técnicos do Ministério da Educação; habilitar os coordenadores a operarem o sistema de cadastro e indicadores de desempenho, em fase final de desenvolvimento; preparar os professores para a aplicação dos testes de descoberta de talentos e capacitar os docentes para conduzirem as atividades do Programa, de acordo com as Diretrizes do Programa Segundo Tempo. 

 

No dia 1º de dezembro, foi realizada uma formatura em comemoração aos 10 anos do PROFESP no 38º BI, com a participação dos alunos, que desfilaram depois da tropa.

Fotos: 1º Sgt Domingos e Sd Melgaço

 

 

44º Batalhão de Infantaria Motorizado

Cuiabá (MT) – No dia 7 de dezembro, foi realizada, no 44º Batalhão de Infantaria Motorizado, a solenidade de encerramento do Programa Forças no Esporte, do Ministério da Defesa. Neste ano, o Projeto atendeu 64 crianças carentes e contou com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano da Prefeitura Municipal de Cuiabá e do Serviço Social da Indústria (SESI\MT).

 

 

50º Batalhão de Infantaria de Selva

Imperatriz (MA) – No dia 19 de novembro, o 50º Batalhão de Infantaria de Selva realizou solenidade para o encerramento do ano letivo do Programa Forças no Esporte (PROFESP), com entrega de certificados aos participantes do Programa.

Fonte:Organizações militares citadas
Publicado:$pubDate