Preparativos do HMAB para novo modelo de atendimento médico-hospitalar

 

Brasília (DF) – O Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) está se reestruturando para iniciar, em março, o novo modelo de atendimento médico-hospitalar chamado ABAS (Atendimento Básico de Saúde). Esse modelo está começando em Brasília, como um projeto-piloto, com a intenção de ser ampliado, posteriormente, para todas as organizações militares de saúde do Exército.

 

 

No período de preparação para a implantação do ABAS, estão sendo selecionados os profissionais de saúde para compor as diversas equipes previstas no projeto. Durante o Curso de capacitação, foram realizadas palestras sobre o ABAS para os enfermeiros do Hospital; para militares da área de saúde que estão participando do Estágio de Adaptação e Serviço, realizado no Batalhão da Guarda Presidencial; para os médicos do Hospital das Forças Armadas (HFA), que também utilizará o ABAS; e para cabos e soldados atendentes do HMAB.

 

 

Dentre os instrutores do Curso, que ocorreu de 7 a 10 de fevereiro, estavam o General de Divisão R1 Moura Barreto, do Departamento-Geral do Pessoal; os seguintes militares do HMAB: Coronel R1 Souto Mayor, Capitão Dentista Isabel Aguilar, Primeiro-Tenente Raquel e Terceiro-Sargento Simone; e as integrantes da 11ª Região Militar: Primeiro-Tenente Marilurde (Assistente Social) e Aspirante Marcela Prata (Psicóloga).

 

A principal meta do ABAS é o paciente em primeiro lugar, com um atendimento mais humanizado e objetivo, feito por equipes de saúde multidisciplinares, o que vai propiciar uma assistência médica de maior qualidade. Nas próximas semanas, o trabalho de capacitação será intensificado para todos os que estão envolvidos no projeto ABAS, a fim de que estejam capacitados para atender aos beneficiários do FUSEx com agilidade, qualidade e humanização. 

Fonte:HMAB
Publicado:$pubDate