I Seminário sobre o Programa de Valorização da Vida

 

Brasília (DF) – A Diretoria de Civis Inativos Pensionistas e Assistência Social (DCIPAS) promoveu, dias 20 e 22 de fevereiro, no Quartel-General do Exército, o I Seminário sobre o Programa de Valorização da Vida (PVV). Civis e militares discutiram sobre o tema "Suicídio e seus Estigmas", mostrando dados epidemiológicos sobre o suicídio entre militares, a fim de que se desenvolvam planos e ações preventivas.

 

 


O seminário contou com palestras de especialistas, como o Doutor Humberto Corrêa, psiquiatra, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais e Presidente da Associação Brasileira para o Estudo e a Prevenção do Suicídio; Valéria Queiroz, assistente social e professora titular da Universidade Paulista (de Brasília); e Beatriz Montenegro, psicóloga com experiência em intervenção terapêutica.

 

Segundo o Diretor da DCIPAS, General de Divisão Carlos Alberto Maciel Teixeira, o Programa de Valorização da Vida está completando um ano, e o primeiro seminário tem dois grandes objetivos: estudar o que aconteceu no ano que passou; descobrir como algumas áreas conseguiram reduzir o número de suicídios e outras não; e promover a mudança de paradigmas, que enxergam as doenças psiquiátricas como algo muito incomum.


O Doutor Humberto Corrêa ressaltou que “iniciativas como essa da DCIPAS são fundamentais para quebrar esse tabu e educar a sociedade quanto à importância desse problema”. Segundo o psiquiatra, os militares fazem parte de uma amostra que merece atenção especial, devido às propriedades da carreira e ao acesso fácil a armamento, instrumento de trabalho.

Fonte:DCIPAS
Publicado:$pubDate