Hospital Militar de Área de Campo Grande realiza primeira cirurgia cardíaca

 

Campo Grande (MS) – No dia 5 de dezembro, o Hospital Militar de Área de Campo Grande realizou a primeira cirurgia cardíaca, destacando o intuito em ser referência na prestação e promoção da saúde no âmbito Comando Militar do Oeste. A cirurgia, feita em paciente do sexo masculino, 58 anos, durou em torno de sete horas e foi coroada de êxito.

 

"Tudo ocorreu dentro do esperado", explicou o 1º Tenente Tony Rocha de Carvalho, chefe da equipe médica que realizou o procedimento. Para o Diretor do hospital, Coronel Sérgio Goya, o sucesso da cirurgia deu prosseguimento a outra cirurgia cardíaca, realizada no dia 6 de dezembro, com a mesma equipe médica, e constitui um marco histórico para o hospital. O Comandante destacou, ainda, que esse é um avanço que beneficia, além da comunidade médica, a família militar, pela implantação de um procedimento médico de alta complexidade, que passa a usufruir dessa tecnologia de ponta e de um atendimento igual ao de qualquer grande centro. "É um feito que nos orgulha. Parabéns à equipe e ao Hospital Militar de Área de Campo Grande", afirmou o Diretor.

 

 

Cirúrgia cardíaca

Realizada pela primeira vez na Alemanha, em 1896, pelo médico Ludwig Rehn, a cirurgia cardíaca é um procedimento cirúrgico no coração ou em grandes vasos, feito por um cirurgião cardíaco. Frequentemente, a cirurgia cardíaca acontece para tratar complicações de doença cardíaca isquêmica (por exemplo, cirurgia de ponte de safena), corrigir doença cardíaca congênita ou tratar doença das válvulas cardíacas, decorrente de muitas causas, incluindo endocardite. A cirurgia cardíaca também inclui o transplante de coração.

 

 

Fonte:HMACG
Publicado:$pubDate