HMAB inicia o novo modelo ABAS - Atendimento Básico de Saúde

 

Brasília (DF) – O Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) inicia, no mês de março, o novo modelo de atendimento médico-hospitalar chamado ABAS (Atendimento Básico de Saúde). A novidade começa em Brasília como projeto-piloto, com a intenção de ser ampliado, posteriormente, para a maioria das Organizações Militares de Saúde do Exército.

 

 

A principal meta do ABAS é colocar o paciente em primeiro lugar, proporcionando atendimento mais humanizado e objetivo, feito por equipes de saúde multidisciplinares. O sistema já é utilizado em outros países, e  vem sendo bem-sucedido. O intuito é agilizar a marcação de consultas e o atendimento de forma geral, propiciando mais qualidade ao serviço prestado.

 

Para utilizar o ABAS, o beneficiário do FUSEx precisa fazer o cadastro no site abas.dgp.eb.mil.br, que está em funcionamento desde 27 de fevereiro. Nesse sítio, o paciente encontra, também, as informações necessárias sobre a marcação de consultas. Embora o principal meio de agendamento seja o site, existem, ainda, as opções pelo call center ou pessoalmente.

 

Nesse novo modelo, o beneficiário chegará ao hospital com uma senha e será recebido por uma equipe preparada e treinada para facilitar sua vida. Antes da consulta, haverá um pré-atendimento por enfermeiros e, em seguida, o paciente será atendido por integrantes de uma equipe médica focada no diagnóstico. Após, caso necessário, o paciente será encaminhado para um tratamento mais especializado.

 

O Exército prossegue trabalhando para melhorar o sistema de saúde da Instituição. Em consequência, o ABAS é uma das diversas ações que vêm sendo tomadas para alcançar esse objetivo.

 

A fim de executar a implantação desse novo modelo de atendimento, estão empenhados o Departamento-Geral de Pessoal (DGP), a Diretoria de Saúde (D SAU), a 11ª Região Militar (11ª RM), o Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB) e o Hospital das Forças Armadas (HFA).

 

.: Conheça o Projeto ABAS

Fonte:HMAB
Publicado:$pubDate