Forças Armadas e Órgãos de Segurança integram ações para manter a ordem pública no Recife

 

Recife (PE)No sábado, dia 10 de dezembro, reuniram-se, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), representantes das três Forças Singulares (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira) e dos órgãos federais e estaduais de segurança (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Civil de Pernambuco).
 
 
 
 
 
O objetivo foi possibilitar ao Comandante da Força-Tarefa Guararapes, General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior, coordenar e atribuir missões às Forças Federais e Estaduais sob seu controle operacional, no contexto da Operação Leão do Norte, evidenciando o caráter interagências do emprego das tropas e dos demais órgãos.
 
 
Com um efetivo aproximado de 3.500 militares, a Força-Tarefa Guararapes atuará na região metropolitana do Recife até o dia 19 de dezembro, realizando operações do tipo polícia, como patrulhamento ostensivo, revista de pessoal e veículos e prisões em flagrante delito.
 
 
O emprego conjunto das Forças Armadas foi autorizado na sexta-feira, dia 9, pelo Presidente da República, Michel Temer. No mesmo dia, as tropas federais iniciaram a atuação nas ruas para preservar a ordem pública e a incolumidade das pessoas e do patrimônio. Essa capacidade de pronta resposta é uma peculiaridade do soldado brasileiro, graças à disponibilidade permanente e à dedicação exclusiva ao serviço da Pátria.
 
 
Ações
Neste domingo, 11, dia de jogo entre Sport e Figueirense no Estádio Aldemar da Costa Carvalho, conhecido como "Ilha do Retiro", o Comandante da Força-Tarefa Guararapes, General Montenegro, designou tropas para o patrulhamento terrestre e aéreo, nas imediações dos bairros adjacentes, a fim de garantir a tranquilidade do evento e a segurança da população.
 
 
O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou o Centro Integrado de Comando e Controle Regional nesta segunda-feira, 12 de dezembro, para verificar a integração das ações.
 
 
Na terça-feira, dia 13 de dezembro, no pátio da 7ª Região Militar, a Força-Tarefa Guararapes realizará uma formatura de apronto operacional.