Festival de Filmes Militares mostra a força da produção audiovisual do Exército

 

Brasília (DF) – As atividades operacionais e subsidiárias do Exército Brasileiro rendem belas imagens, captadas, diariamente, pelos nossos militares Brasil afora. Para proporcionar maior visibilidade a essa produção, o Centro de Comunicação Social promoveu o 1º Festival de Filmes Militares, com apoio da Fundação Habitacional do Exército e da POUPEX.

 

 

O evento contou com 58 concorrentes, sendo seis escolhidos para a etapa final. Na votação do júri técnico, o grande vencedor foi "Batismo de Fogo", de autoria do Tenente-Coronel Durval Lourenço Pereira Júnior. O vídeo reconstitui a primeira ação em combate de um Batalhão da Força Expedicionária Brasileira que combateu na 2ª Guerra Mundial.

 

O segundo colocado foi o vídeo "Os Primeiros Dias de um Soldado", do 2º Sargento Elson Ávila Cavalheiro, filmado no 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado (São Miguel D´Oeste-SC).

 

Fechando o pódio, em terceiro lugar ficou a produção "Operação São Francisco - Força de Pacificação IV", do Comando Militar do Sudeste, que abordou a atuação do Exército Brasileiro no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Esse último filme foi o mais votado na eleição realizada com militares da Guarnição de Brasília.

 

A premiação ocorrerá durante a próxima Reunião do Alto Comando do Exército, em dezembro.

 

FOTOS: Ten Borges

Fonte:
Publicado:$pubDate