Exército investe em um Sistema de Produtos Controlados moderno e participativo

 

Brasília (DF) – Desde setembro de 2015, vem sendo implementada a Nova Governança para o Sistema de Fiscalização de Produtos Controlado (SisFPC), trazendo impactos positivos para os usuários e para a sociedade em geral. O objetivo é que as pessoas físicas e jurídicas contem, cada vez mais, com um serviço moderno, eficaz, participativo, e com maior efetividade e transparência.

 

 

Dentre os princípios que regem a Nova Governança, está a participação dos usuários e integrantes no aperfeiçoamento do SisFPC. Com isso, a Portaria n.º 51/2015, do Comando Logístico, que dispõe sobre a normatização administrativa de atividades de colecionamento, tiro desportivo e caça, foi elaborada com a consolidação de sugestões de representantes de diversas entidades de tiro desportivo. O documento imputa a essas entidades um papel de destaque, atribuindo-lhes responsabilidades de fiscalização e controle dos associados. Mais do que bem-vinda, a colaboração efetiva dos atiradores e dos clubes de tiro é uma necessidade.

 

Durante o ano de 2016, inúmeros simpósios foram realizados, com presença e participação efetiva dos colecionadores, atiradores e caçadores (CAC) na Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), nos Serviços de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC) Regionais e nas Organizações Militares espalhadas pelo País, buscando aproximar e ouvir as demandas desse público, estreitando as relações e prestando esclarecimentos.

 

A proposta de modernização do Decreto de Fiscalização de Produtos Controlados, em tramitação, contou com a colaboração de cidadãos, empresas e entidades, que enviaram mensagens e ofícios com ideias e propostas.

 

O “Fórum CAC”, ambiente eletrônico da DFPC, que permite ampla discussão e interação com o público, tem se mostrado um instrumento eficaz para congregar, ouvir e aclarar questões de interesse desse segmento. Desde a criação, em setembro de 2015, até a presente data, o canal já conta com mais de 1.556 membros.

 

“A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados tem buscado atender, da melhor forma possível, a todas as demandas e sugestões enviadas diariamente pelos atiradores. Entretanto, alguns assuntos não são da competência legal do Exército. Temos buscado, a cada dia, aperfeiçoar o SisFPC, para melhor atender a esse público, sem abrir mão do controle que deve ser exercido”, afirma o moderador do Fórum, Coronel Linhares.

 

O SisFPC vem evoluindo e busca uma governança cada vez mais moderna e eficaz, cuja motivação é o lema: "Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados: você pode confiar!"

Fonte:DFPC
Publicado:$pubDate