Encerramento e Diplomação de Cursos da ECEME 2016.

 

Rio de Janeiro (RJ) – No dia 22 de novembro, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) realizou o encerramento dos cursos do ano letivo de 2016 da Escola Marechal Castello Branco: Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx), Curso Internacional de Estudos Estratégicos (CIEE), Curso de Direção para Engenheiros Militares (CDEM) e Curso de Comando e Estado-Maior do Exército (CCEM). O evento teve início com o descerramento das placas das turmas deste ano.

 

 

 

 

 

 

Durante a solenidade, o Coronel Reinaldo Costa de Almeida Rêgo, do CPEAEx, Major Edson Aita, do CCEM, e Major Daniel Maier de Carvalho, do CDEM, destaques dos respectivos cursos, receberam prêmios ofertados pelo Gabinete do Comandante do Exército, Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), ECEME, POUPEX, Biblioteca do Exército (BIBLIEx), Companhia Brasileira de Cartuchos (CBC) e por adidos militares de nações amigas. O Major Edson Aita, por ser o destaque do CCEM, recebeu, ainda, a medalha Marechal Hermes. O Tenente-Coronel Jean Lawand Júnior, o Maj Inf Regis Ribeiro de Andrade e o Maj Inf Bruno Barbosa Fett de Magalhães, por também terem se destacado no Curso de Comando e Estado-Maior, foram premiados pelo Comando do Exército com uma viagem de instrução à República do Chile. Na ocasião, foi concedida ainda a medalha do pacificador aos oficiais das Nações Amigas.

 

 

Estiveram presentes o Subchefe de Inteligência Operacional de Defesa do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas e Cmt da ECEME de 2015 a 2016Gen Div Elias Rodrigues Martins Filho,  o Vice-presidente da POUPEx e Cmt da ECEME de 1998 a 2000, Gen Div Ricardo Barbalho Lamellas,  Gen Bda Ênio Fett de Magalhães, Gen Bda Sérgio José Pereira, Prof. Emérito e Cmt da ECEME de 2011 a 2012, Prof. Dr. Marcos Aurélio Guedes de Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco e Professor Honoris Causa da ECEME, Gen Bda Richard Fernandez Nunes, Comandante da ECEME, além de oficiais das Nações Amigas.

 

 

No dia seguinte, 23 de novembro, foi realizada a formatura de Diplomação dos Cursos. A Cerimônia contou com a presença do Comandante do Exército, Gen Ex Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Gen Ex Gleuber Vieira, Ministro de Estado do Exército de 1999 a 2003, Gen Ex Enzo Martins Peri, Comandante do Exército de 2007 a 2015, Comandante da Escola Superior de Guerra, Ten Brig-do-Ar Rafael Rodrigues FilhoChefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, Gen Ex João Camilo Pires de CamposChefe do Departamento-Geral do Pessoal, Gen Ex Manoel Luiz Narvaz PafiadacheComandante Militar do Leste, Gen Ex Walter Souza Braga Netto,  Gen Ex Carlos Annibal Pacheco, Gen Ex Licínio Nunes de Miranda, do Adjunto de Comando do Exército ST Osmar Crivelati,  entre outras autoridades civis e militares que prestigiaram os 45 formandos do CPEAEx, sendo 41 do Exército, 2 da Marinha do Brasil e 2 da Força Aérea Brasileira; 4 formandos brasileiros do Curso Internacional de Estudos Estratégicos e 8 estrangeiros; 133 formandos do CCEM; 6 formandos do CDEM e 8 formandos do Curso de Comando e Estado-Maior para Oficiais de Nações Amigas. Os concluintes brasileiros foram designados para as mais diversas cidades do país e irão desempenhar as funções de assessoramento aos Grandes Comandos existentes no Exército Brasileiro.

Fonte:ECEME
Publicado:$pubDate