Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti


 

4ª Bda Inf L (Mth) – Capacitação de militares


Juiz de Fora (MG) – Nos dias 7 e 8 de dezembro, no Comando da Brigada, foi realizada a capacitação de militares das organização militares diretamente subordinadas e vinculadas à 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) por Agentes de Saúde Pública e de Combate à Endemias da Prefeitura Municipal de Juiz de Fora.

 

A capacitação teve por objetivo preparar os militares para realizarem palestras relativas à Campanha de Combate ao Mosquito Aedes aegypti em escolas e ao público interno, além de outros públicos de interesse, como a família militar.

 

 

52º BIS – Campanha de conscientização ao combate do mosquito Aedes Aegypti

 

Marabá (PA) – Nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, o 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS) realizou uma campanha de esclarecimento quanto ao combate ao mosquito Aedes aegypti. No primeiro dia, a ação foi realizada na Escola Santa Rosa II; no dia seguinte, ocorreu na Escola Reino Infantil, ambas localizadas em Marabá; e, no dia posterior, na Vila Militar. A campanha foi realizada com panfletagem, orientação, palestras e uma pista de combate ao mosquito. A conscientização tinha como público estudantes, professores, família militar e outros públicos.

 

 

58º BI Mtz  –  Combate ao Mosquito Aedes Aegypti

 
Aragarças (GO) –  O 58º Batalhão de Infantaria Motorizado (58º BI Mtz) participou da atividade de combate ao Aedes aegypti, com ações de limpeza e localização de focos na área do Batalhão e da Vila Militar.


 

4ª Bda C Mec – Operação Residente

 

Dourados (MS) – O Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) realiza, permanentemente, diversas ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti,  transmissor da dengue, da chikungunya e do zika. As atividades estão inseridas dentro da Operação Residente, que tem por objetivo apoiar órgãos governamentais no combate à proliferação de vetores e em apoio às atividades de suporte à população, por intermédio de ações de orientação e de combate aos focos do mosquito. Como parte das atividades de prevenção, foram realizados mutirões nos quartéis da Brigada, bem como melhoria nas instalações, áreas de lazer, clubes e áreas residenciais militares.

 


59º BI Mtz –  Dia Nacional de combate ao Aedes aegypti

 

Maceió (AL) – No dia 2 de dezembro, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) atuou no Dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti. O evento do Governo Federal, conduzido pelo Ministério da Saúde, com a participação do Ministério da Defesa e de outros ministérios e instituições, teve como objetivo marcar a reativação da Campanha de Combate ao Aedes aegypti, em decorrência da aproximação do início do período de chuvas em grande parte do País.

 

Em Alagoas, a campanha iniciou-se com uma formatura militar, seguida de palestras para a conscientização do público interno. Na sequência, ocorreram palestras proferidas por militares do Batalhão devidamente capacitados, em escolas da rede pública e privada, com prioridade para aquelas que se situam em áreas de grande incidência do mosquito. As palestras se prolongarão no período de 2 de dezembro de 2016 a 28 de abril de 2017.

 

No mesmo período, serão, ainda, intensificadas as ações de eliminação dos focos e possíveis criadouros do mosquito, com operações de limpeza nas áreas de responsabilidade do 59º BI Mtz, bem como nas áreas jurisdicionais, vilas residenciais, clubes recreativos, estabelecimentos de ensino, museus e outros órgãos sob a administração militar.

 

 

EASA  – Apoio Ao Combate Do Mosquito Aedes Aegypti


Cruz Alta  – No dia 2 de dezembro, a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA), realizou, em suas instalações, ações para intensificar a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da infecção por Zika Vírus e da febre Chikungunya, cooperando, assim, com o bem-estar social de seus integrantes e da população de Cruz Alta.
 


13º GAC – Combate ao Aedes aegypti


Cachoeira do Sul – No dia 2 de dezembro, Dia Nacional de combate ao mosquito transmissor da dengue, do Zika Virus e da febre Chikungunya, militares do 13º Grupo de Artilharia de Campanha (13º GAC) realizaram, no interior do aquartelamento e na Vila dos Subtenentes e Sargentos da Guarnição, trabalhos inerentes ao combate a focos de reprodução e proliferação do mosquito Aedes aegypti.

 


7º RC Mec – Dia do Combate ao Aedes Aegypti

Santana do Livramento (RS) – O 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado (7º RC Mec) e a Prefeitura Municipal de Santana do Livramento (RS), por meio da Secretaria Municipal da Saúde, estão participando, desde 9 de dezembro, da “Sexta sem Mosquito, ação na qual se prevê que, em todas as sextas-feiras são dias de mutirão nacional de combate.

 

O efetivo militar e servidores municipais estão percorrendo as ruas do bairro Prado de Santana do Livramento e realizando palestra de prevenção na Escola Estadual de Ensino Médio Cyrino Luiz de Azevedo. A ação, executada na região conhecida como “Fronteira da Paz”, visa à conscientização para o combate ao mosquito, chamando a atenção para as consequências das doenças causadas pelo mosquito, como a Chikungunya, a zika e a dengue. Além disso, mostra-se a importância de eliminar os focos do Aedes aegupti, bem como esclarecer sobre os procedimentos a serem adotados para cooperar e participar dessa campanha nacional.

 

Essa fase do trabalho será realizada em uma ação coordenada entre as autoridades locais e terá visitas domiciliares do efetivo do Regimento, acompanhados de agentes de saúde, para inspecionar locais de possíveis focos de proliferação, orientando os moradores e, se for o caso, fazendo aplicação de larvicida em criadouros. A capacitação dos militares para atuar no combate ao transmissor da dengue, da Chikungunya e do zika vírus é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde.

 

Pq R Mnt/6 – Divulgação nas Escolas sobre os mosquitos Aedes aegypti

Salvador (BA) – No dia 02 de dezembro, o Parque Regional de Manutenção da 6ª Região Militar (Pq R Mnt/6) realizou a divulgação sobre a Camapnha de Combate ao Aedes aegypti na Escola Mãe Clara, nos Colegios Estaduais Abilio César Borges e Castro Alves, no Centro Educacional Curpertino e na Vila Militar de Matatu. A atividade teve o intuito de manter a concientização quanto ao combate ao mosquitos proliferador da Chikungunya, da dengue e do do Zika virus.
 

6º Esq C Mec – Palestra em Escola

Santa Maria (RS) – No dia 16 de dezembro, em prosseguimento à Campanha contra o mosquito Aedes aegypti, o 6º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (6º Esq C Mec) realizou uma palestra na Escola Estadual Marechal Humberto Alencar Castelo Branco, contemplando um total de 50 alunos. O objetivo principal era apontar os locais de maior incidência de foco de larvas do mosquito nas residências. A atividade foi finalizada, dentro da escola, com a ação de busca de possíveis focos da dengue, com a finalidade de que as crianças repasassem o conhecimento a seus familiares.

 


54º BIS – Atividades de Combate ao Aedes aegypti  

Humaitá (AM) – O 54° Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS) realizou, no dia 16 de dezembro, um esforço nas vilas militares e áreas de lazer no combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Tal atividade visa orientar nossos militares e suas famílias sobre as ações necessárias para apoiar os órgãos de saúde no combate ao mosquito.


 

Fonte:
Publicado:$pubDate