Dia do Reservista e Exercício de Apresentação da Reserva nos quarteis pelo Brasil

 

.: Comando Militar da Amazônia

 

Comando de Fronteira Acre/ 4° Batalhão de Infantaria de Selva

Rio Branco (AC) – O Comando de Fronteira Acre/ 4° Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AC/4º BIS) comemorou o Dia do Reservista em 16 de dezembro, data do nascimento de Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar Obrigatório. Na oportunidade, foi realizado, também, o 3º Encontro com a Reserva Ativa do Batalhão.

 

Tendo como principais objetivos transmitir informações atuais acerca da Força Terrestre e reforçar as crenças, os valores, as virtudes e as tradições militares, o evento enalteceu o espírito cívico-militar junto ao contingente licenciado da Unidade. Mais uma vez, os laços de camaradagem, que unem os integrantes do Cmdo Fron AC/4º BIS de ontem, hoje e sempre, foram reforçados.

 

 

O Cmdo Fron AC/4º BIS promoveu um encontro da turma dos recrutas incorporados no ano de 1987. Os ex-soldados emocionaram-se ao relembrarem momentos vividos há 30 anos e reafirmaram o sentimento de amor à Patria. Hoje, são profissionais de sucesso em diversas áreas, dentre eles,  pode-se destacar o Reitor da UFAC, Sr Minoru Kimpara; e o Comandante da Polícia Militar do Estado do Acre, Coronel Júlio César.

 

 

54º Batalhão de Infantaria de Selva

Humaitá (AM) – O 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS) realizou, no dia 16 de dezembro, uma formatura alusiva ao Dia do Reservista. Durante a solenidade também se realizou a despedida de militares, o cumprimento aos promovidos e o agradecimento aos integrantes da reserva pelos serviços prestados. A cerimônia relembrou os valores aprendidos na caserna como exemplo para a vida.

 

.: Comando Militar do Leste

 

11ª Circunscrição de Serviço Militar

Belo Horizonte (MG) – A 11ª Circunscrição de Serviço Militar (11ª CSM) realizou, no dia 15 de dezembro, uma solenidade alusiva ao Dia do Reservista, ocasião em que o Chefe da 11ª CSM entregou a Medalha Olavo Bilac a militares e colaboradores da organização militar e os Diplomas de Soldado-Destaque, de Melhor Atirador e de Melhor Aptidão Física do ano de 2016.

 

.: Comando Militar do Nordeste

 

6ª Região Militar

Salvador (BA) – De 9 a 16 de dezembro de 2016, as Forças Armadas implementaram, em caráter presencial, o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) em todos os quartéis que incorporam militares. A atividade consistiu em testar o mecanismo de mobilização e atualizar os dados dos jovens que já realizaram o serviço militar obrigatório.

 

Todo o processo do EXAR é feito pelo Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar, sendo que o reservista escolhe a forma como prefere cumprir com a convocação: pela internet (de 1º de dezembro do ano atual até 31 de janeiro do próximo ano); ou presencial (de 9 a 16 de dezembro do ano em curso). Essa prática é efetuada, anualmente, no mesmo período, até que cada reservista complete o prazo de cinco anos após o serviço militar concluído.

 

Olavo Bilac, o Patrono do Serviço Militar Obrigatório

Dia 16 de dezembro foi a data em que se comemorou os 101 anos do nascimento de Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac. Jornalista e poeta brasileiro parnasiano, Olavo Bilac foi um ativo republicano e nacionalista, que teve profunda participação cívica no Brasil, sendo um grande defensor do serviço militar obrigatório e autor da letra do Hino da Bandeira.

 

31° Batalhão de Infantaria Motorizado

Campina Grande (PB) – No dia 16 de dezembro, o 31° Batalhão de Infantaria Motorizado realizou a formatura em comemoração ao Dia do Reservista, oportunidade em que os reservistas compareceram para o Exercício de Apresentação da Reserva 2016.

 

71º Batalhão de Infantaria Motorizado
 
Garanhuns (PE) – No dia 16 de dezembro, o 71º Batalhão de Infantaria Motorizado realizou uma série de atividades, a fim de marcar o encerramento do Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) 2016 e comemorar o Dia do Reservista na Guarnição.
 
As comemorações iniciaram com uma formatura, quando foi lido o texto alusivo à data, e, em seguida, ocorreu o desfile da tropa, no qual os reservistas ocuparam posição de destaque. Na continuação, os visitantes participaram de uma competição de tiro de Fuzil de Ar comprimido (FAC), finalizando as atividades com um almoço de confraternização, oportunidade em que foi entregue o diploma de menção honrosa ao Reservista de Primeira Categoria Bruno Rafael de Lima Calado, por se consagrar campeão na competição de tiro de FAC.

 

 

.: Comando Militar do Sudeste

 

22º Batalhão Logístico Leve

Barueri (SP) – O 22º Batalhão Logístico Leve realizou, no dia 16 de dezembro, uma formatura em homenagem ao Dia do Reservista. Mais de 75 ex-militares compareceram ao evento, que marca o nascimento do poeta Olavo Bilac, Patrono do Serviço Militar. A solenidade teve como finalidade reavivar o espírito cívico-militar dos contingentes licenciados do Exército Brasileiro. Após a formatura, foi realizada a entrega de diplomas aos que se apresentaram no Exercício de Apresentação da Reserva (ExAR) 2016

 

.: Comando Militar do Sul

 

2º Regimento de Cavalaria Mecanizado

São Borja (RS) – No dia 16 de dezembro, o 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado realizou uma formatura da Guarnição para comemorar o "Dia do Reservista". Na oportunidade, ocorreu a leitura alusiva à data e, após, foi proferida uma bênção pelo Capelão Militar da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizado aos militares.