Desfile leva público à Avenida Cândido de Abreu e encerra Semana da Pátria em Curitiba

 

Curitiba (PR) – O tradicional desfile de cívico-militar de Sete de Setembro,  promovido pelo Governo do Estado do Paraná e pela 5ª Divisão de Exército, encerrou as comemorações da Semana da Pátria na Capital paranaense.

 

 

 

Mesmo com o forte frio, o ponto alto do evento foi a integração do público civil, principalmente crianças e adolescentes, com os militares. A população paranaense compareceu em grande número para prestigiar o evento, demonstrando o sentimento de patriotismo e admiração pelas Forças Armadas e pelos órgãos de segurança pública.


Desfilaram organizações militares do Exército sediadas em Curitiba, juntamente com o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Trafego Aéreo (CINDACTA II), o Grupamento de Cadetes, os Batalhões da Polícia Militar do Paraná, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Guarda Municipal, o Colégio Militar de Curitiba, o Colégio da Polícia Militar do Paraná, três Escolas da Rede Municipal de Ensino, dez Escolas da Rede Estadual de Ensino e representantes de 18 entidades da sociedade paranaense, dentre elas, grupos de escoteiros, LBV, clube de patinadores, desbravadores, adventistas, rotarianos e membros do Lions Club, todos demonstrando exemplo de patriotismo ao público.


Estiveram presentes no Palanque o Governador do Paraná, Sr Carlos Alberto Richa (Beto Richa); o Comandante da 5ª Divisão de Exército, General de Divisão José Luiz Dias Freitas; o Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Carlos Alberto Mansur; o Prefeito de Curitiba, Gustavo Bonato Fruet; Secretários dos Governos Estaduais e Municipais; autoridades civis e militares; além de outras personalidades da região.


O Exército desfilou com aproximadamente 3.500 militares, mas o destaque ficou com as Viaturas Motorizadas; as Viaturas Guarani, Leopard, Cascavel, M 113, Flakpanzer Gepard 1A2; o Obuseiro M108 Autopropulsado e o Obuseiro M109 A3 Autopropulsado.  O grupamento a Cavalo da Polícia Militar e do Colégio Militar de Curitiba encerraram o desfile.


As atividades comemorativas da Semana da Pátria foram finalizadas com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria pelo Presidente da Liga da Defesa Nacional, Ten Cel R1 Evane Dutra.

 

Fonte:AD/5
Publicado:$pubDate