DEC – Prêmio Mérito Brasil de Governança e Gestão Públicas

 

Brasília (DF) No dia 29 de novembro, o Departamento de Engenharia e Construção (DEC), do Exército Brasileiro, foi reconhecido pelo Tribunal de Contas da União (TCU) por ser umas das seis instituições públicas com melhor Índice Geral de Governança. A primeira edição do evento aconteceu na sede do TCU, na Capital Federal, e reuniu o Presidente da República, Michel Temer; o Governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg; o Presidente do Senado, Renan Calheiros; ministros do TCU e outras autoridades. No total, foram 7,7 mil órgãos públicos avaliados, tanto da administração direta quanto na indireta.

 

 

O Presidente do TCU, Ministro Aroldo Cedraz, destacou as potencialidades do Brasil, reforçando que “os bons exemplos devem ser multiplicados”. Ao todo, foram entregues 11 prêmios, sendo cinco para municípios e seis para instituições. Estas receberam a avaliação segundo três mecanismos de governança: liderança, estratégia e controle. O DEC foi premiado no quesito liderança, demonstrando grande evolução no que diz respeito à governança da área de Tecnologia da Informação e à implementação de processos críticos de gestão e controle.

 

O Chefe do DEC, General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira, afirmou que o prêmio é um importante reconhecimento para a Força: "Vejo, de uma maneira muito direta, a consolidação de um trabalho de equipe de longa data. Não se chega a uma premiação como essa da noite para o dia. A nossa governança positiva mostra que estamos fazendo mais com o que nós temos. Estamos aqui, hoje, marcando a posição do nosso Exército Brasileiro, essa Instituição que tem a maior confiança do País".

 

O Prêmio Mérito Brasil Governança e Gestão Públicas busca incentivar uma mudança de cultura na aplicação de recursos públicos federais e motivar o aperfeiçoamento dos serviços prestados por estabelecimentos públicos à sociedade. “Esse prêmio nos lembra do 'papel-chave' da boa gestão e da eficiência para o futuro do Brasil”, afirmou o Presidente Michel Temer. “Governança pública pode ser entendida como a capacidade que os governos têm de avaliar, direcionar e monitorar a gestão para atender, de forma efetiva, às necessidades e demandas da população”, explicou o Ministro Augusto Nardes, coordenador do projeto.

 

Outras organizações premiadas:

Hospital de Clínicas de Porto Alegre, no quesito Liderança;

Banco Central e Banco do Nordeste, no quesito Controle; e

Ministério da Educação e Caixa Econômica Federal, no quesito Estratégia.

 

Municípios premiados:

Araguaína – TO

Fortaleza – CE

Nova Andradina – MS

São José do Rio Preto – SP

Araranguá – SC

 

Fonte:
Publicado:$pubDate