9ª RM conclui ocupação da nova sede

 

Campo Grande (MS) – O Comando da 9ª Região Militar concluiu a ocupação das novas instalações, transferindo-se do prédio histórico da Era Calógeras, inaugurado em 1924, para o prédio que sediou o Comando Militar do Oeste (CMO), no período de 1989 a 2015. A mudança foi determinada em setembro de 2015, pelo General de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, antigo Comandante Militar de Área, e teve a finalidade de resgatar a história do CMO na delimitação da Fronteira Oeste do Brasil.

 

 

O empreendimento promoveu significativas mudanças, cujas artes finais foram objeto de inúmeras observações positivas e de admiração. Foram realizados: fixação de brasões e letreiros (denominação da Grande Unidade e slogan institucional) nas fachadas frontal e traseira do Pavilhão de Comando; ativação da iluminação noturna no aniversário da 9ª RM, comemorado em 6 de outubro de 2016; produção e assentamento das letras de concreto “Cmdo 9ª RM” sobre a grama; renovação do acesso principal de autoridades e do saguão de recepção; dinamização do celotex da Seção de Comunicação Social; instalação de lustre histórico; colocação de arabescos; remodelação de vitral com a inserção de banner, contendo estampas alusivas ao Forte de Coimbra, à 9ª RM e ao Pantanal; representação do Exército e das Organizações Militares Regionais (OMR), por intermédio de seus distintivos, fixados nos balaústres da escadaria central; ornamentação do auditório; criação de espaços destinados aos Patriarcas do Exército Brasileiro, às antigas sedes Regionais, às OMR constituídas em vigor e ao novo ambiente de espera; e adequação do Salão Nobre.

 

Ainda nesse sentido, foi elaborado o projeto “A Saga da 9ª Região Militar”, que trata da história da Grande Unidade, do passado aos dias atuais. A iniciativa aguarda disponibilização de recursos. Além disso, o Comando organizou e mobiliou as dependências com móveis ociosos existentes na própria Região Militar, cujo bom senso e adaptabilidade geraram a desejada e a satisfatória funcionalidade.

 

Fotos: Seção de Comunicação Social da 9ª RM 

Fonte:9ª RM
Publicado:$pubDate