Comitiva do Projeto Proteger visita o Reino da Espanha

 

Madri (Espanha) – No período de 28 de novembro a 2 de dezembro, uma comitiva, chefiada pelo General de Divisão Williams José Soares e com representantes do Estado-Maior do Exército, Comando de Operações Terrestres, Diretoria de Projetos de Engenharia e Centro de Desenvolvimento de Sistemas, realizou visita a diversas instalações civis e militares da Capital espanhola, dentre elas as de Comando e Controle, com a finalidade conhecer o funcionamento e os detalhes da estrutura física e dos sistemas informatizados necessários para as operações de defesa. Destaca-se a visitação ao Centro de Operações Aéreas Combinadas (CAOC), Unidade da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) sediada na Espanha e que tem como responsabilidade o controle do espaço aéreo de todo o Sul da Europa e Norte da África.

 

 

Durante a recepção à comitiva, o Comandante da Unidade, General de Divisão da Força Aérea Espanhola Rubén Carlos García Servet, ressaltou que, em quatro anos, é a primeira vez que o CAOC recebeu uma delegação de um país não membro da OTAN. O evento foi prestigiado pelo Embaixador do Brasil no Reino da Espanha, senhor Antônio Jose Ferreira Simões.

 

Nas outras jornadas, os militares brasileiros conheceram, entre outros órgãos, o Quartel-General do "Mando Aéreo de Combate" (MACOM), no qual participaram de um briefing sobre a estrutura e as funções do Comando de Defesa e Operações Aéreas e do Sistema de Comando e Controle; e sobre o Mando de Operações do Ministério de Defesa espanhol, responsável por todas as operações em que são empregadas as Forças Armadas daquele país.

 

A delegação visitou, ainda, o "Centro de Emergências 112" da comunidade de Madri, entidade de alto prestígio na Espanha, que coordena todas as ações de primeiro nível nas emergências ocorridas na área; o "Mando Conjunto de Ciberdefensa" (EMAD); e o "Centro Tecnológico de Seguridad del Ministerio del Interior", onde participaram de uma apresentação sobre a proteção de infraestruturas críticas no nível nacional.

 

Fonte:ADIDEFEX
Publicado:$pubDate