Turma “150 anos da Campanha da Tríplice Aliança” encerra ano letivo na EsPCEx

 

Campinas (SP) – A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizou a formatura de encerramento do ano letivo da última turma exclusivamente masculina. A solenidade ocorreu no dia 10 de dezembro, marcando o término do 1º Ano da Formação do Oficial Combatente de Carreira do Exército, curso que continua na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

 

Os alunos aprovados da Turma “150 anos da Campanha da Tríplice Aliança” têm matrícula garantida na AMAN, em Resende (RJ), onde continuam a formação do Ensino Superior Militar por mais quatro anos.

 

 

O ponto alto da cerimônia foi a tradicional saída pelos portões, simbolizando o término dessa etapa. Para os alunos, há muita ansiedade para estar na AMAN. O Aluno Lucas Torres, 19 anos e 1º colocado da Turma, relatou que “a adaptação é complicada, gera um temor, mas passa. É preciso enfrentar e seguir em frente. É preciso aprender a lidar com as dificuldades e saber superá-las. A partir de um obstáculo ultrapassado, adquire-se cada vez mais confiança”.


Para o Coronel Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Comandante e Diretor de Ensino da EsPCEx, há um sentimento de missão cumprida. “Cheguei com uma expectativa altíssima. Sabia que comandar a EsPCEx seria um desafio interessante, mas confesso que todas as minhas expectativas foram superadas. Trabalhar na Escola é muito melhor do que eu imaginava. É apaixonante”, definiu o Comandante. A turma de 466 alunos é uma representação genuína de todo o Brasil, que, em breve, estará em diversas missões no Brasil e no Exterior.


A Cerimônia foi presidida pelo Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Décio Luís Schons, acompanhado pelo General de Exército Sinclair James Mayer, Comandante da EsPCEx de 1998 a 2000; General de Exército Francisco Carlos Modesto, Comandante do Corpo de Alunos de 1995 a 1996; General de Divisão Nialdo Neves de Oliveira Bastos, Comandante da EsPCEx de 1981 a 1983; General de Divisão Jamil Megid Junior; General de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve; Generais de Brigada Alberi Silveira Dias, Antônio Luiz da Costa Burgos, Gilberto Serra, João Tranquillo Beraldo e Mario de Oliveira Seixas, este Comandante da EsPCEx de 1996 a 1998.

Fonte:EsPCEx
Publicado:$pubDate